A equipe de fiscais do Procon de São José, em parceria com a Polícia Civil, apreendeu 81 produtos irregulares em vistoria pente-fino realizada nesta quarta-feira (23). Desses, segundo a diretora-geral, Clarice Fátima da Costa, 15 estavam com data de validade vencida e 66 sem autorização para comercialização.
O Código de Defesa do Consumidor proíbe a venda de produtos impróprios ao uso e consumo, inclusive aqueles com prazo de validade vencido. E determinados produtos precisam de autorização dos órgãos competentes para serem comercializados. Clarice afirmou que “a operação pente-fino vai continuar e que o Procon está sempre atuando com firmeza para proteger à saúde de todas os consumidores”.
Na fiscalização, também foram constatadas outras irregularidades, como a falta da informação de que o prazo de validade do produto é inferior a sete dias e falta de exemplar do Código de Defesa do Consumidor.
O consumidor que verificar alguma irregularidade em datas vencidas ou sem autorização para comercialização pode acionar o Procon pelo telefone (48) 3288-4393 (das 12h às 18h) ou 48 98477-7790 (somente mensagem de texto), além de ir pessoalmente na sede do órgão, localizado na Avenida Acioni Souza Filho, 2114, Beira Mar de São José, ao lado do Centro Multiuso, informando a localização do estabelecimento. O atendimento no Procon é por ordem de chegada das 12h às 18h.