Os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de São José concluíram, na terça-feira (12), a Formação Continuada 2024. Mensalmente, a Secretaria Municipal de Educação oferece a formação aos profissionais da rede, sempre com temáticas específicas para cada grupo. A maioria dos encontros acontece na Casa do Educador, no bairro Praia Comprida.
Para os profissionais da EJA, o tema neste ano foi “Educação em Direitos Humanos na Educação de Jovens e Adultos: entre a teoria e a prática”. O projeto, organizado em parceria com a Univali, proporcionou ensinamentos para uma abordagem humanizada e democrática no ensino de direitos humanos.
“Essa abordagem sobre direitos humanos fomenta a cidadania. Assim, os educadores ajudam os alunos a se reconhecerem como sujeitos de direitos, incentivando atitudes que reforçam o respeito, a justiça e a inclusão”, citou o coordenador-geral da EJA em São José, Antônio Carlos da Silva.
Coordenada pelos professores Arisa Ribas Cardoso e Rodrigo Mioto dos Santos, a formação explicou o conceito de direitos humanos e a importância para uma formação ética, crítica e política. “Os Direitos Humanos são um conjunto de princípios e normas para assegurar a dignidade, a liberdade e a igualdade dos indivíduos, independentemente de origem, raça, gênero, religião ou condição social. Esses direitos incluem desde o direito à vida e à liberdade de expressão até o acesso à educação, à saúde e ao trabalho. Eles estão consagrados em documentos internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, e na legislação nacional, sendo garantidos pela Constituição Brasileira”, informou o professor Rodrigo Mioto dos Santos.
Ainda em novembro, estão previstos mais encontros para encerramento da Formação Continuada 2024 para os demais grupos de profissionais de educação.