Hoje é sábado, 14 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALProfissionais de educação participam de palestra sobre Comunicação Não Violenta

Profissionais de educação participam de palestra sobre Comunicação Não Violenta

Abordagem contribui para desenvolvimento infantojuvenil no ambiente escolar

Na Parada Pedagógica, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de São José na quinta-feira (20), dezenas de professores assistiram à palestra Comunicação Não Violenta. A atividade foi ministrada pela guarda municipal Priscila Godinho.

Durante a apresentação, Priscila abordou a importância do diálogo, da empatia nas relações, da identificação das emoções e sentimentos e da utilização de uma linguagem mais clara e objetiva para expressar as necessidades pessoais.

“Essa abordagem ajuda na prevenção e solução de conflitos para uma convivência harmônica. Precisamos tirar o foco das atitudes e da fala do outro para voltar o olhar para nós. Precisamos praticar a observação e a escuta ativas. Assim também contribuímos para que nossas crianças e estudantes compreendam as próprias necessidades e possam se expressar de forma adequada”, contextualizou a palestrante para o ambiente escolar.

A guarda municipal explicou que o sentimento de pertencimento está entre as primeiras necessidades do ser humano. “Enquanto adultos, é importante observarmos nossas crianças e adolescentes na integralidade. Reconhecimento e inclusão são essenciais para o desenvolvimento”, ponderou.

Os profissionais de educação presentes destacaram a relevância do tema. “Gostei muito. Possibilitou a reflexão para exercitarmos a mudança de foco e olhar para si”, avaliou a professora do Centro de Educação Infantil (CEI) Érica Schmidt de Souza, Joelma da Silveira Mendes.

Caminhada Seja a Paz

A Parada Pedagógica da rede municipal de ensino de São José iniciou na manhã desta quinta-feira (20) com a Caminhada Seja a Paz. Vestidas de branco e com cartazes e símbolos que representam a paz, mais de 2 mil pessoas participaram, entre profissionais e moradores do Município. “Foi um movimento coletivo para difundir a paz no dia a dia, valorizando ações de respeito à vida”, frisou a secretária Municipal de Educação de São José, Maria Helena Krüger.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa