Os estudantes do Programa Bairro Educador (PBE) animaram a Passarela Nego Quirido durante a abertura do Desfile das Campeãs na última terça-feira, 13 de fevereiro, em Florianópolis. A ação fez parte da Escola de Samba Mirim Unidos pelo Bairro Educador, que agora compõe o quadro de atividades ofertadas pelo Programa.
‘Tudo é mais colorido no meu bairro, meu reino de fantasia!’ foi o título do enredo deste ano, escrito pelo carnavalesco e oficineiro de Artes do Programa, Raphael Soares, que fala sobre a trajetória do Programa Bairro Educador e do impacto positivo que é causado na vida dos estudantes e da comunidade, fazendo alusão a um reino de fantasia onde há alegria, diversidade e igualdade para todos que estão nele. O samba-enredo contou com a composição de Conrado Laurindo e Marinei Gomes, que escreveram uma letra original baseada no tema.
Todas as 12 sedes do Programa participaram do evento, reunindo cerca de 500 pessoas na passarela, entre estudantes e colaboradores. A iniciativa de criar uma Escola de Samba Mirim teve como foco o resgate cultural que o Programa proporciona aos estudantes, além de possibilitar a integração de todas as comunidades em que atua.
Sobre o Programa
O Programa Bairro Educador é um programa de educação não formal com qualidade social, que tem como propósito promover o desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, oportunizando transformações em seus espaços geográficos, por meio de atividades educativas, esportivas, culturais e de lazer.
É uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis, implementada pela Secretaria Municipal de Educação. Por meio de oficinas das mais diversas categorias, o Programa
atua no município desde 2019, quando foi inaugurado. Atualmente, é estruturado em 12 sedes espalhadas pelos bairros: Campeche, Costeira, Córrego Grande, Ingleses, Monte Cristo, Monte Verde, Morro da Mariquinha, Morro do Mocotó, Rio Tavares, Rio Vermelho, Sambaqui, Vila Aparecida, e atendendo diariamente 2400 estudantes no contraturno escolar.