Lorena Saraiva e Claudiane dos Santos, a Dricka. O que essas adolescentes têm em comum? Ambas tem 15 anos, são paraenses, atravessaram o país em busca de um sonho em Santa Catarina, mais precisamente em Florianópolis – no bairro Vila Aparecida, e tiveram suas vidas transformadas positivamente pela oficina de judô do Programa Bairro Educador (PBE). Agora, as duas, além do ganho de desenvolvimento físico, intelectual e o desenvolvimento da disciplina que o judô proporciona ao praticante, entram em outro patamar por meio do programa: vivenciaram experiência profissional dentro de uma empresa que será importante, no futuro, para a escolha de uma profissão.
As duas jovens, além de participarem da oficina de judô às segundas e quartas-feiras, na Vila Aparecida, tiveram a oportunidade de frequentar a Ahgora, uma empresa especializada em tecnologia para gestão de pessoas, localizada no bairro João Paulo, em Florianópolis. Lá adquiriram ensinamentos sobre os setores da empresa como marketing, recursos humanos, área de Tecnologia da Informação (TI), setor jurídico entre outros. O processo faz parte do “Projeto Meu Futuro é Ahgora”.
APRENDENDO SOBRE PROFISSÕES EM EMPRESA
Pelo projeto, a cada 15 dias, até dezembro de 2023, 14 jovens (divididos em duplas) das 12 sedes, vivenciarão essa experiência. Nesta ação serão realizadas avaliações periódicas para medir o impacto da proposta na vida dos jovens e na cultura organizacional da Ahgora. O feedback dos colaboradores e dos jovens será levado em consideração para ajustes e melhorias contínuas.
No final há possibilidade de contratação via sistema Menor Aprendiz. Para isso os estudantes foram inscritos no Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) desenvolvido pelo Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina (CIEE).
Todas essas experiências têm causado um impacto positivo na vida de Lorena e Dricka. As duas saíram de suas cidades no Pará – ou seja, atravessaram o país, percorreram mais de três mil quilômetros em busca de emprego e qualidade de vida com suas famílias – e estão conquistando seus objetivos em Florianópolis.
‘VIAJEI MAIS DE 3 MIL KM PARA MUDAR DE VIDA’
“Eu morava em uma pequena cidade chamada Santa Isabel, no Pará (distante 46km da capital paraense, Belém) e eu não queria vir, mas como minha mãe procurava trabalho, acabamos vindo e tudo foi incrível porque meus pais conseguiram emprego e eu conheci o Programa Bairro Educador por meio do judô da Vila Aparecida, ou seja, o programa mudou a minha a vida”, agradece Dricka.
A estudante revela que antes de conhecer o PBE só ficavam em casa e quase não saía e a mudança veio quando teve contato com a oficina de judô e passou a interagir com os novos amigos na comunidade. “Percebi que os funcionários da sede Vila Aparecida são incríveis, pois sempre puxam para o lado de nos educar, valorizam o estudo. O programa ajudou minha família com distribuição de cesta básica, agora, além do judô, ele está me oportunizando esta experiência nesta empresa”, diz. Segundo Dricka o que mais gostou na Ahgora foram os setores de marketing, recursos humanos e o de Tecnologia da Informação (TI).
Fazendo dupla com Dricka, a amiga Lorena, também é só elogios. “Saí de minha cidade, Terra Alta, no Pará (103km de Belém) em 2020 e digo que o Bairro Educador mudou minha vida, pois ele é uma porta de oportunidades. Me deu o judô, onde eu aprendo a ter disciplina. A educação e os valores que me dão aqui influencia até na minha família, pois eu coloco lá o que aprendo aqui”, diz com convicção.
Sobre participar do Projeto Meu Futuro é Ahgora, Lorena revela que essa experiência está sendo sensacional. “É uma inovação na minha vida muito importante. E o que eu mais gostei foi da área de design, porque é uma coisa que sempre me identifiquei”.
EXPERIÊNCIA GRATIFICANTE
Tanto interesse de Dricka e Lorena causou um impacto positivo entre os colaboradores da Ahgora. “As duas estudantes são excelentes. Adoramos recebê-las. São super educadas e interessadas em como tudo funciona e o que cada setor realiza. Poder compartilhar um pouquinho do nosso dia a dia, do nosso trabalho foi gratificante. Ver os olhos delas encantadas com tudo foi emocionante, esperamos ter despertado o interesse no mundo da tecnologia e no ambiente corporativo”, destaca Vitória Maroni, líder do setor jurídico do Ecossistema Ahgora, que recebeu Dricka e Lorena, na empresa.
Vitória destaca ainda que o Projeto Meu Futuro é Ahgora – que firmou parceria com Prefeitura de Florianópolis, via Secretaria de Educação e Instituto Escola Cidadã – busca contribuir positivamente na vida dos jovens e reforçar seu compromisso com a responsabilidade social, ao mesmo tempo em que proporciona experiências gratificantes aos colaboradores, fortalecendo o espírito de equipe e a cultura corporativa.
PREPARANDO PARA O MERCADO DE TRABALHO
Para Bruno Becker, Coordenador Executivo do Programa Bairro Educador, o programa vem evoluindo a cada ano e atinge um novo patamar com o direcionamento dos seus estudantes ao mercado de trabalho. “Em nossas ações temos identificado várias necessidades inerentes à vida dos jovens e uma delas é a necessidade de prepará-los para o mercado de trabalho. Por isso essa vivência nas empresas, que agora se inicia, é tão importante para eles conhecerem a realidade do trabalho no dia a dia, terem contato com profissionais e como os setores funcionam. Isso é muito importante para que eles identifiquem e escolham suas profissões no futuro, principalmente em um momento da vida do jovem que muitas vezes é pautado por dúvidas e incertezas”.