Hoje é quarta-feira, 24 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALPrograma Longevidade Ativa: palestra compartilha dicas para estilo de vida saudável

Programa Longevidade Ativa: palestra compartilha dicas para estilo de vida saudável

Próxima atividade será sobre autoestima e autoimagem

O Programa Longevidade Ativa iniciou as atividades do ano na sexta-feira (22) com a palestra “Sedo Farmácia da Mente: o remédio está em você”, no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati).

Ministrado por Fernanda Bornhausen, certificada em Medicina do Estilo de Vida, o evento teve como objetivo orientar os participantes sobre como reprogramar o cérebro para adquirir e manter hábitos saudáveis, ativando os neurotransmissores conhecidos como “hormônios da felicidade”: Serotonina, Endorfina, Dopamina e Ocitocina (Sedo).

A palestrante apresentou os pilares da Medicina do Estilo de Vida, destacando a influência dos hábitos cotidianos na saúde e na longevidade. “Com comportamentos simples e fáceis, o método mostra como ativar os neurotransmissores, os hormônios da felicidade, para adquirir hábitos saudáveis e ter uma transformação na saúde. Isso tudo eu consigo, através do meu sono com mais qualidade, da atividade física, da alimentação saudável, do gerenciamento do estresse, dos relacionamentos saudáveis e do controle de substâncias tóxicas, a interferir diretamente em prevenir, controlar e até reverter algumas doenças crônicas não transmissíveis que mais mata a humanidade”, detalhou.

A palestra contou com a presença de autoridades locais, incluindo a superintendente da Fundação Educacional Municipal (Fundesj), Maria Helena Krüger; a secretária de Assistência Social, Rita de Cassia Faversani; a secretária de Administração, Adriana Isolete de Souza; a diretora do Cati, Karen Santos; a primeira-dama de São José, Sandra Mikulski; e a esposa do vice-prefeito, Daniella Schlemper, acompanhada da mãe Célia Koerich.

A superintendente da Fundesj, que coordena o programa, expressou gratidão aos parceiros. “O Longevidade Ativa tem muitas madrinhas, como essas mulheres maravilhosas que vieram nos prestigiar. São pessoas que apoiam, incentivam e colaboram para trazermos quinzenalmente profissionais renomados para abordar temas relevantes”, citou.

A primeira-dama, Sandra Mikulski, elogiou a palestra, destacando como uma contribuição valiosa para a comunidade. “A palestra foi incrível. São orientações que nos fazem refletir e nos impulsiona para mudanças gradativas para termos um estilo de vida cada vez mais saudável”, avaliou.

Entre os participantes, Maria Terezinha Borba, 74 anos, residente do Kobrasol, compartilhou sua experiência: “Palestra maravilhosa, me deu uma direção para melhorar meus hábitos com um passo de cada vez para serem efetivos e duradouros. Uma excelente iniciativa da Prefeitura”.

Longevidade Ativa

O Programa Longevidade Ativa – desenvolvido pela Prefeitura de São José – oferta quinzenalmente palestras às sextas-feiras no Cati. A demanda surgiu dos próprios idosos para adquirem conhecimentos para uma vida mais saudável.

A próxima palestra “Hábitos que constroem Autoestima & Autoimagem” está programada para o dia 5 de abril, no auditório do Cati, e será ministrada pela psicopedagoga Loucissie Sant’Ana. As inscrições serão abertas na próxima semana e divulgadas no site da Prefeitura.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa