Hoje é terça-feira, 23 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALProjeto de Parque Linear em Florianópolis integra exposição sobre espaço público no...

Projeto de Parque Linear em Florianópolis integra exposição sobre espaço público no Chile

Trabalho do Parque do Córrego Grande foi um dos selecionados para integrar a mostra "Acesso Livre: Espaço público contemporâneo na América Latina"

O projeto que deu origem ao Parque Linear do bairro Córrego Grande, em Florianópolis, integra o rol de trabalhos selecionados para a exposição “Acesso Livre: Espaço público contemporâneo na América Latina”, que ocorre em Santiago, no Chile.

A exposição aborda as relações entre arquitetura, espaços públicos e cidades na América Latina, e está aberta à visitação de terça a domingo no Centro Cultural La Moneda, até o mês de agosto.

Na mostra, projetos modernos e contemporâneos. Segundo os organizadores, a ideia é dar visibilidade a táticas arquitetônicas e projetos urbanos cujo objetivo é criar ambientes próprios para acolher a vida coletiva. Detalhes de acesso e horários no site do centro cultural.

O processo de construção do Parque Linear foi coordenado pela Dimas Construções, que também financiou a obra junto a outras quatro empresas de Florianópolis. O projeto arquitetônico é uma parceria entre os arquitetos Juliana Castro, Clarice Wolowski e César Floriano, do escritório JA8 Arquitetura Viva. O parque foi entregue à comunidade no ano de 2016.

“Desde então, o Parque Linear se transformou num importante equipamento de lazer para o bairro, sendo um grande eixo de integração e conectando os moradores com a natureza.  Foi um trabalho urbanístico com grande impacto para o bem-estar de quem vive ou visita o Córrego Grande”, destaca Daniel Dimas, CEO da Dimas Construções.

A arquiteta Juliana Castro conta que o projeto passou a ganhar visibilidade fora do país no ano passado, quando foi destaque em importantes sites internacionais conceituados, especializados em projetos arquitetônicos, como o ArchDaily e o Landezine. “Por causa dessa visibilidade, o trabalho foi encontrado pelos curadores da exposição e, então, recebemos o convite para integrar a mostra”, comenta.

O Parque Linear do Córrego Grande tem como principal elemento a ponte para ciclistas e pedestres, que funciona como uma grande praça e possui amplas cabeceiras, criando espaços para encontros e eventos comunitários, como apresentações musicais e feiras. Além disso, o espaço é contornado por uma extensa área de vegetação natural em parte recuperada pelo parque. Em 2018, o projeto venceu o prêmio ASBEA de Arquitetura, na categoria Obras Edificadas.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa