Hoje é domingo, 23 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALQuarta-feira é de intensa agenda da Acafe em Florianópolis

Quarta-feira é de intensa agenda da Acafe em Florianópolis

Após a primeira reunião presencial do grupo e participação maciça de reitores na posse da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) na terça-feira (31/01), a quarta-feira (01/02) foi de intensa agenda em Florianópolis para alinhamentos importantes aos projetos da Associação

O mês de fevereiro começou com força total para a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Após a primeira reunião presencial do grupo e participação maciça de reitores na posse da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) na terça-feira (31/01), a quarta-feira (01/02) foi de intensa agenda em Florianópolis para alinhamentos importantes aos projetos da Associação.

A primeira atividade do dia foi a posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na qual reitores prestigiaram os legisladores eleitos. Já na sequência, liderados pela presidente, Luciane Bisognin Ceretta, os reitores da Acafe e seus representantes foram recebidos na nova pasta do Governo do Estado, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, encontro seguido por agendas na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e da Secretaria de Estado da Educação.

 “Durante muito tempo a academia conversou apenas consigo própria, mas há alguns anos percebemos que o que precisamos é ir além dos nossos muros, ouvir, compreender as demandas, trocar informações para efetivamente contribuir com o desenvolvimento. Acreditamos na educação como uma das absolutas estratégias para isso e temos em nossas instituições mais de 140 mil acadêmicos em cursos de graduação presencial que irão também para a indústria, ou seja, esse movimento visa conectar ao que temos de referência para qualificar ainda mais nossos processos. Agendas como as de hoje nos ajudam a fortalecer e qualificar não só a Acafe, mas todas as instituições que a integram”, apontou Luciane.

Na secretaria recém implementada, o secretário Marcelo Fett apresentou aos visitantes o ponto do visto no qual o trabalho se pauta a partir de agora, destacando a satisfação de contar com o apoio da Acafe neste desafio. “Um dos nossos propósitos é aproximar a academia nas empresas, identificar os fatores críticos e montar nossas estratégias a partir desses fatores críticos, dando sentido aquilo que é produzido. Isso é uma jornada. Não é algo que se constrói do dia para a noite, mas estamos enxergando esse caminho”, destacou.

Na sequência, o grupo seguiu para Fapesc, onde foi recebido pelo novo presidente da pasta, Fábio Wagner Pinto, também destacando o desejo de aproximar ainda mais a Fapesc das demandas das universidades e suas potencialidades. Para o assessor Adriano Rodrigues, o encontro e o contato já estabelecido com Fábio e sua equipe demonstram uma importante continuidade na parceria entre Fapesc e Acafe. “Vocês estão há apenas um mês nos cargos e daqui a um mês já estarão conosco iniciando uma agenda de parceria. Acredito que esse seja um forte sinal de que estamos muito conectados e quem ganha com isso é Santa Catarina”, disse ao presidente.

Na Fiesc o grupo esteve com o presidente Mário Cezar de Aguiar e equipe. Ao lado do novo presidente da Fapesc, os reitores ouviram as apresentações da equipe da Federação sobre as novidades na instituição e apresentaram os planos para o ano no que diz respeito ao movimento em prol da inovação, da tecnologia e da ciência liderados pela Acafe. “O povo de Santa Catarina é muito empreendedor. Temos aqui a indústria mais diversificada e distribuída do país. Nós vemos na indústria o vetor para o desenvolvimento de Santa Catarina e por isso a importância de fortalecer parcerias com a academia, com as universidades para que possamos alavancar esse cenário ainda mais, nosso compromisso na Fiesc”, destacou Mário.

A última agenda do dia foi com o secretário de Educação, Aristides Cimadon, ex-presidente da Acafe.  Na pauta os encaminhamentos e expectativas relacionados ao projeto que envolve as universidades comunitárias em ensino gratuito. “Estamos encaminhando, fazendo estatísticas e analisando tudo de perto para obter as definições. Temos em mente que não será uma mudança abrupta, será algo gradual. Seguimos dialogando para estabelecer desde o nome do projeto, os critérios e a forma como será aplicado”, apontou.

Na conversa o grupo debateu ainda sobre formas de avaliação, possibilidades de apoio da Acafe à estrutura da Secretaria, ensino básico, entre outros assuntos referentes à Educação.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa