Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioESPORTERevezamento Volta à Ilha 2024 tem equipe de Florianópolis como campeã geral

Revezamento Volta à Ilha 2024 tem equipe de Florianópolis como campeã geral

Quase 350 equipes marcaram presença na 27ª edição da maior corrida de revezamento da América Latina

Uma das mais lindas edições do Revezamento Volta à Ilha foi realizada neste sábado (27). O sol e o céu azul realçaram as belezas naturais de praias, trilhas, matas e os pontos turísticos de Florianópolis que foram cenário de superação de mais de 3,8 mil atletas que encararam o percurso de 140 km ao redor da Ilha da Magia. Quase 350 equipes marcaram presença na 27ª edição da maior corrida de revezamento da América Latina. Entre elas, a melhor foi Formacco Elite, de Florianópolis,  que conquistou o título de campeã geral de 2024. 

“Correr em Floripa é sempre especial pelas paisagens que não vemos em outros lugares. Ainda mais neste ano, em que o tempo nos privilegiou. Estava muito bom de correr. Em edições anteriores pegamos pódio em outras categorias. Não esperávamos este ano. Demos o nosso melhor para ao menos pegar o pódio na categoria elite e conseguimos este grande resultado, nossa primeira vez como equipe campeã geral do Revezamento Volta à Ilha”, disse Fábio Araújo Martins, atleta e coordenador da equipe Formacco Elite, que percorreu o percurso total em 9h25m27.

Com a assinatura da Eco Running, o Revezamento Volta à Ilha 2024 começou às 4h15 deste sábado (27), com a largada das primeiras equipes. O início de prova foi até às 7h30, da arena montada no Trapiche da Beira-Mar Norte, conforme cada uma das mais de 10 categorias. Os participantes se revezaram ao longo de 19 trechos para uma volta completa na Ilha. Todo o dia foi de condições perfeitas aos atletas que percorreram os 140 km, do sul ao norte e, depois, de volta à simbólica Beira-Mar Norte para cruzar a linha de chegada. 

“O tempo colaborou, foi uma corrida linda e perfeita. Corri dois percursos nesta edição, depois de voltar a correr após a maternidade. A prova foi redondinha para nós. Queríamos estar no pórtico de chegada até às 17h e conseguimos alguns minutos antes. Foi uma sensação indescritível”, contou Ana Cláudia de Jesus, a Cacá, atleta da Istepô, da cidade de Antônio Carlos (SC), equipe vencedora da categoria Elite Mista. 

Uma das grandes surpresas na arena no bolsão do Trapiche da Beira-Mar Norte foi a equipe Floripa Runners 2. Pela primeira vez nos quase 30 anos do Revezamento Volta à Ilha, a primeira a alcançar a linha de chegada foi uma equipe de categoria de participação, que não disputa troféus e pódios. O grupo contou com atletas do meio-oeste de Santa Catarina, que foram orientados por professor de assessoria esportiva da capital do estado. 

“Isso é muito especial para nós. Os alunos começaram a treinar para a prova há seis meses, de forma online, trocando informações por mensagens e vídeos. Os 12 atletas nunca tinham participado do Revezamento Volta à Ilha, e pouco conheciam Florianópolis. A equipe foi inscrita na Participação R, uma categoria criada para pessoas que gostam de correr. Para nós, foi uma grande surpresa ser a primeira equipe a cruzar o pórtico de chegada, isso porque a nossa assessoria tem como o principal objetivo tirar as pessoas do sedentarismo através da corrida, e a prova faz parte do nosso calendário de eventos. Foi a 16ª vez que a Floripa Runners esteve presente neste evento”, explica Fabiano Braun, coordenador e técnico da equipe Floripa Runners 2. 

A partir de então, as equipes das mais diferentes categorias, incluindo as de participação, que não disputam troféus, cruzaram a linha de chegada após um dia inteiro de muita corrida, mas também de superação e coleguismo. Afinal de contas, a conquista no Revezamento Volta à Ilha é coletiva. Uma característica que se renova a cada edição. 

“O Revezamento Volta à Ilha 2024 reafirmou, novamente, a essência única deste evento. Mais do que uma simples corrida, é uma celebração ao espírito de grupo. Ver equipes de diferentes categorias unidas pelo mesmo objetivo, atravessando juntas a linha de chegada, é a prova de que é uma conquista verdadeiramente coletiva, renovando a cada edição o seu caráter inspirador e motivador”, afirma Carlos Duarte, idealizador da prova e presidente da Eco Running. 

A consagração final das equipes vencedoras do Revezamento Volta à Ilha 2024 ocorreu no dia seguinte à prova. Na manhã deste domingo (28), foi realizada a tradicional cerimônia de premiação no hotel oficial do evento, o Majestic Palace Hotel. Além de aplausos e troféus aos vencedores, foi uma manhã de confraternização entre todos os participantes, que foram recepcionados com um grande coffee break.

Prefeito Topázio Neto apoia evento e confirma apoio para 2025

Presente durante a chegada dos atletas e também na premiação do Revezamento Volta à Ilha, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, falou sobre a importância do evento para a cidade e garantiu o apoio da Prefeitura de Florianópolis para a próxima edição. “Queria saudar Carlos e a Fátima (organizadores do evento) e cumprimentá-los pela excelência da prova. As pessoas que moram aqui e as que nos visitam se unem por um espírito único, que é a conexão entre as pessoas e as famílias. No próximo ano, a Prefeitura estará presente na Volta à Ilha, apoiando o evento”.

Quem também comemorou o sucesso da edição deste ano foi Rodrigo Lamin, Diretor de Inovação da Eco Running. “O Revezamento Volta à Ilha provou a sua essência: trabalho em equipe, superação e resiliência. Queremos levar esse espírito cada vez mais às pessoas. Um dos nossos grandes objetivos é buscar a essência da Volta à Ilha e levá-la para dentro das empresas, como uma ferramenta de desenvolvimento de softskills“, comenta Rodrigo, empresário com forte passagem pelo mercado de tecnologia como fundador e CEO da Involves, considerada como melhor empresa para se trabalhar do Brasil segundo GPTW, nos 10 primeiros anos da empresa.

Resultados Revezamento Volta à Ilha 2024

Campeão geral: Formacco Elite (Florianópolis – SC), 9h25m27

1° lugar Cat. Aberta Elite: Urapazi (Florianópolis – SC), 9h39m58

1° lugar Cat. Aberta Mista: Istepô (Antônio Carlos – SC), 10h08m36

1° lugar Cat. Feminina: Meninas da Ilha – Perin110 (Cuiabá – MT), 12h17m33

1° lugar Cat. Veterana Mista: Campos Running (Novo Hamburgo – RS), 12h08m17

1° lugar Cat. Veterana 45: Supermercado Jacomar (Curitiba – PR), 10h03m29

1° lugar Cat. Veterana 60: Os Velhotes 60 (São Paulo – SP), 10h49m48

1° lugar Cat. Dupla Masculina: André Villarinho Dupla 1 (Senador Canedo – GO), 10h48m41

1° lugar Cat. Dupla Feminina: Istepô – Agata/Myriane (Antônio Carlos – SC), 14h46m36

1° lugar Cat. Dupla Mista: Move On/Kido/Dobro Acerola (Florianópolis – SC), 12h55m39

Sobre a Eco Running

Então Eco Floripa Eventos Esportivos, a empresa nasceu pelas mãos dos professores de Educação Física, Carlos Roberto Duarte e Maria de Fátima da Silva Duarte. Organiza eventos de corrida há 29 anos em Santa Catarina. O Revezamento Volta à Ilha foi o primeiro e até hoje é o mais admirado por corredores de todo o Brasil. Todos seus eventos esportivos são de criação própria e ressalta as características peculiares de cada local, aproveitando as praias, trilhas e matas nativas. Desta forma, além de oferecer uma experiência única aos atletas, divulga as belezas naturais de diferentes cidades de Santa Catarina. Além do Volta à Ilha, em Florianópolis, estão o tradicional Desafrio, em Urubici, em 29 de junho, e o Revezamento Volta de São Francisco do Sul, marcado para 14 de setembro. Em 2023, a empresa passou a se chamar Eco Running, unificando os grandes eventos da marca. 

Para mais informações, acesse https://www.ecorunning.com.br e siga-nos no Instagram @ecorunning.br 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa