A Prefeitura de São José firmou na manhã desta terça-feira (13) sua participação no segundo ciclo do Programa Cidade Empreendedora para potencializar soluções para o desenvolvimento econômico. A iniciativa ocorre em parceria com o Sebrae/SC, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, que vai apresentar soluções e políticas de desenvolvimento nos eixos de desburocratização, compras públicas, educação empreendedora, pesquisas e planejamento estratégico da gestão, gestão de projetos, plano de desenvolvimento econômico e Inova São José – Ecossistema de Inovação, além de apoio ao desenvolvimento do turismo.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila esteve reunido com os secretários municipais das pastas que serão beneficiadas e a analista técnica do Sebrae/SC, Luana Carvalho Baixo, para dar andamento ao processo de renovação da parceria do programa. Foram definidas ações e projetos prioritários a serem implementados no Município com base no diagnóstico da gestão elaborado no primeiro ciclo da parceira, realizados em 2021 e 2022.
“Nesse ciclo vamos trabalhar, por exemplo, a simplificação de processos, o desenvolvimento das principais matrizes econômicas e a capacitação dos empreendedores para expansão de suas atividades. Por isso, queremos novamente contar com a participação do Sebrae”, acrescenta.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rose Bartuckeski, destacou a importância da renovação da parceria com o Sebrae, lembrando que essa assessoria é fundamental para continuidade dos trabalhos em prol do desenvolvimento econômico do Município. “Nós precisamos de todo know-how de conhecimento que o Sebrae tem para nos ajudar a evoluir sempre. As ferramentas que trabalhamos em 2021 e 2022 e que agora renovamos para 2023 e 2024 só tem a aprofundar ainda mais nosso trabalho”.
O coordenador do Projeto Horta Solidária da Prefeitura de São José, Luiz dos Santos, que também receberá assessoria técnica do Sebrae, enfatizou a importância da assessoria técnica do Sebrae. “É muito importante essa parceria porque o Sebrae vem trazer técnica para nossas hortas, porque geralmente os espaços que utilizamos, o solo é de aterro compactado. Então temos que trabalhar a terra para conseguirmos produzir. O Sebrae é o parceiro ideal porque nos traz a técnica para o projeto”. Atualmente há quatro hortas solidárias em atividade e mais duas em implantação no Município.
De acordo com a coordenadora de Inovação da Prefeitura, Kamila Porfirio, a parceria com o Sebrae vai auxiliar no desenvolvimento do empreendedorismo em São José. “O Sebrae trabalha com os eixos de desburocratização, a celeridade nos processos, na abertura de empresas, regularidade e formalização, inovação, gestão municipal e toda capacitação dos servidores para trabalharem nestes eixos”.