Hoje é domingo, 21 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSÃO JOSÉ: prédios construídos antes de 1999 devem adequar caixa de gordura

SÃO JOSÉ: prédios construídos antes de 1999 devem adequar caixa de gordura

Essa situação é recorrente em prédios construídos antes de 1999

Durante o trabalho de orientação e vistoria técnica na rede de esgoto realizado pela CASAN por meio do programa Trato Pelo Aráujo, uma das principais inadequações identificadas é a ausência ou irregularidade da caixa de gordura.

Essa situação é recorrente em prédios construídos antes de 1999, pois são anteriores à publicação da norma regulamentadora brasileira que estabelece o padrão das instalações hidrossanitárias dos imóveis até a rede coletora de esgoto.

Caixas de gordura em série

Diante desses casos, a Vigilância Sanitária da cidade, com o auxílio da CASAN, aprovou a Orientação Técnica Municipal sobre caixas de gordura em série.

A instalação de caixas de gordura em série evita obras dentro dos apartamentos, reduzindo custos e transtornos, ao mesmo tempo em que contribui para o bom funcionamento do sistema de esgoto e a preservação ambiental da cidade. Essa solução é embasada em estudos de engenharia sanitária e já é utilizada em outras cidades do Estado, como Florianópolis e Laguna.

É importante ressaltar que, para que o prédio seja autorizado a utilizar essa solução, é necessário comprovar a data da construção anterior ao ano de 1999. Nesse caso, os moradores e/ou síndicos devem procurar o programa Trato Pelo Araújo pelo telefone (48) 99203-6873 (WhatsApp), ou presencialmente, no bairro Bela Vista, São José, Rua das Orquídeas, número 325.

A normativa pode ser acessada na íntegra neste link.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa