Hoje é sábado, 2 de março de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSão José investe em macrodrenagem para prevenir alagamentos

São José investe em macrodrenagem para prevenir alagamentos

As constantes chuvas, causadas pelas mudanças climáticas do planeta, colocam as cidades em alerta para o risco de inundações e enchentes. Frente a esse desafio, com impacto imediato na vida urbana local, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, trabalha para prevenir esses desastres naturais no Município.

Com obras de macrodrenagens e a força-tarefa para desassoreamento permanente de rios, valas, galerias e canais, a Secretaria de Infraestrutura amplia a capacidade de escoamento das águas pluviais com serviços, obras e manutenções de macrodrenagem por toda a cidade. A iniciativa integra as ações desenvolvidas dentro do Programa de Manutenção Regionalizada e Continuada.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila, que determinou essas ações para evitar problemas de inundações e enchentes, salienta que a Prefeitura vem trabalhando para evitar os efeitos das chuvas, cada vez piores por causa do aquecimento global. São obras e manutenções que aumentam a capacidade de rios e córregos resistirem aos transbordamentos e ajudam a capacidade de a rede suportar grandes precipitações.

“Sabíamos que São José enfrentava desafios relacionados às chuvas há muitos anos, e decidimos tomar medidas preventivas. Os recursos investidos no desassoreamento estão agora beneficiando nossa comunidade, tornando nossos bairros mais resilientes”, enfatizou o prefeito.

O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, relata que são toneladas de entulhos recolhidos nos rios e córregos da cidade, como forma de minimizar os efeitos das enchentes e inundações. “Mesmo em situações como as fortes chuvas, que provocam pontos de alagamentos, as obras fazem com que a situação se normalize mais rapidamente, com o escoamento da água em pouco tempo, reduzindo a interdição de pontos”, explica Nardi.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa