Os Grupos de Trabalho criados para debater a segurança nas unidades educativas municipais de São José se reuniram na segunda-feira (17) para alinhamento e avaliação dos encaminhamentos das ações.
Entre as novidades está a contratação de vigilantes das 7h às 19h para as escolas de educação básica e compra de detectores de metais. Ambas têm o prazo de 15 a 30 dias para entrarem em vigor.
Outra medida é a implementação de tecnologia para acesso aos prédios escolares. Nesta segunda-feira (17), engenheiros visitaram o Centro Educacional Municipal (CEM) Antônio Francisco Machado (Forquilhão) e o Centro de Educação Infantil (CEI) Júlia Francisca dos Santos, no bairro Forquilhinha, para mapeamento das áreas internas e externas para instalação de demonstração de tecnologia com controle digital (imagem) e catracas de acesso aos prédios escolares, bem como monitoramento das unidades. A demonstração será implantada nas duas unidades. Direção, Secretaria de Educação e técnicos da Secretaria de Administração vão acompanhar os resultados para validar o sistema, visando à implantação nas demais unidades. O prazo estimado para execução da implementação é de 30 a 90 dias.
Para reforçar a segurança nos ambientes escolares, as rondas da Guarda Municipal serão intensificadas e os profissionais também vão circular no interior das escolas. A capacitação de pais e profissionais de educação também continuará, pois foram consideradas fortes aliadas.