Hoje é segunda-feira, 15 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSaúde Bucal vai reforçar ações coletivas de prevenção em São José

Saúde Bucal vai reforçar ações coletivas de prevenção em São José

Programa vai mobilizar escolas municipais e unidades básicas de saúde a exemplo do que aconteceu em 2022

Com o propósito de promover saúde bucal aos cidadãos josefenses, o Serviço de Odontologia é oferecido em diversos pontos da rede municipal. Para 2023, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pretende investir mais ações em atividades coletivas de prevenção e promoção de saúde tanto nas escolas municipais como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além disso, estima-se oferecer aproximadamente 70 mil consultas odontológicas na Atenção Primária, 6 mil novas consultas nos Centros de Especialidades Odontológicas e 500 novas próteses dentárias.

Balanço 2022

Em 2022, a SMS realizou mais de 43 mil consultas odontológicas, resultando em mais de 60 mil procedimentos. As ações coletivas que estavam interrompidas desde 2020, em decorrência da pandemia, e foram retomadas em 2022. Uma delas foi o Programa Saúde na Escola, que promoveu educação em saúde bucal, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor em 1402 escolares, da rede municipal de ensino.

Durante o ano de 2022, São José inaugurou o serviço de Prótese Dentária, uma parceria do governo federal com o Município. De agosto a dezembro de 2022, foram entregues 150 próteses.

Urgências Odontológicas

Em todas as 26 UBS ,as equipes de Saúde Bucal atendem casos de urgências odontológicas durante o seu período de funcionamento. Além das UBS, a UPA de Forquilhinha atende casos de urgências odontológicas, das 18 às 00h, nos dias de semana e das 7h às 19h nos finais de semana e feriados.

São consideradas como urgência odontológica casos de hemorragias intrabucais, dores agudas e pulsantes, que não passam com o efeito dos analgésicos e abscessos dentários ou gengivais (rosto ou gengiva inchados).

Tratamentos Odontológicos na Atenção Primária

Os tratamentos odontológicos completos, são oferecidos para todo cidadão que se inscrever no CadOdonto, cadastro criado para organizar a demanda dos pacientes, para consultas odontológicas programadas. O cadastro é realizado na UBS mais próxima da residência, do usuário. Após isso, a Unidade realizará o contato para agendamento da consulta. Importante que o cidadão mantenha seu contato sempre atualizado e fique atento aos telefonemas.

Após a primeira consulta odontológica programada, o cidadão terá a quantidade de consultas necessárias, até que ocorra término do seu tratamento odontológico.

Tratamentos nos Centros de Especialidades Odontológicas

Serviço de Prótese Dentária Total

O cidadão residente no município de São José que necessitar de Prótese Dentária Total deve procurar a UBS mais próxima da sua residência e pede ao dentista um encaminhamento. Após esse encaminhamento, será realizado o agendamento e o atendimento propriamente dito será ou na UBS Campinas ou na UBS Serraria.

Exames

Caso necessite de exames complementares, o cirurgião dentista da UBS irá solicitar exames radiográficos.

É importante ressaltar que tanto os exames radiográficos como os encaminhamentos para o CEO e para o serviço de Prótese Dentária Total, passam pelo sistema de regulação, onde casos mais graves são priorizados conforme protocolos pré-estabelecidos, para priorização, conforme a demanda clínica apresentada.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa