spot_img
Hoje é sexta-feira, 13 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALSem interrupção dos serviços, Passarela da Cidadania tem nova gestão temporária

Sem interrupção dos serviços, Passarela da Cidadania tem nova gestão temporária

Entidade inicia a transição dos serviços junto à atual gestão do equipamento nessa semana

spot_img

A Prefeitura de Florianópolis dá mais um passo em direção à remodelação da Passarela da Cidadania. Sem interrupção do serviço atualmente prestado, a administração seleciona uma nova empresa para assumir a gestão do equipamento assistencial de forma temporária. A contratação ocorre para que os serviços essenciais sejam mantidos sem quaisquer alterações após o fim do contrato da atual empresa gestora, que encerra em 31 de maio.

“Essa é a primeira etapa de uma grande mudança que estamos projetando para a Passarela da Cidadania. Com o contrato temporário, a Prefeitura garante que a população continuará sendo assistida, sem interrupção dos serviços. Enquanto isso, selecionamos uma nova empresa de forma definitiva para a atuação no local. A nossa ideia, então, é aprimorar esse que é um serviço mais do que fundamental para a Assistência Social do município, proporcionando um cuidado individualizado e focado no restabelecimento social das pessoas em situação de rua”, enfatiza o Prefeito de Florianópolis, Topazio Neto.

A contratação da nova empresa ocorreu em modelo temporário, a fim de manter a prestação de serviços essenciais, tais como: acolhimento, alimentação (café da manhã, almoço e janta), serviços de higiene pessoal, espaço para higienização de roupas e capacitações. O contrato tem caráter temporário, com vigência de até 180 dias. A transição do serviço junto à antiga prestadora ocorrerá nessa semana.

Durante a atuação da entidade, a administração realizará os processos necessários para a contratação de uma empresa de forma definitiva para gestão da Passarela.

Remodelação do serviço: programa individualizado e focado no restabelecimento à sociedade

A contratação definitiva de uma empresa para a gestão da Passarela da Cidadania ocorrerá conforme novo modelo de funcionamento proposto pela administração. A ideia é aprimorar o formato de atendimento, focando nas necessidades individuais e no restabelecimento da pessoa em situação de rua na sociedade.

“A dinâmica atual de atendimento não apresenta um compromisso com mudança. Nesse modelo, a pessoa em situação de rua não possui vínculo com programas ou metas para mudar o cenário. A nossa proposta é incluir um programa individualizado de atendimento, oferecendo oportunidades reais de mudança”, declara o Secretário Municipal de Assistência Social, Bruno Souza.

A proposta prevê um programa individualizado de atendimento, diferente do antigo modelo, caracterizado pelo acolhimento desassociado de planejamento. Inicialmente, ocorrerá uma abordagem técnica, que auxiliará a identificar e compreender a situação da pessoa, quais as necessidades específicas apresentadas no caso e os serviços necessários – nos âmbitos da segurança, saúde e assistência, por exemplo.

Durante a permanência no serviço, o acolhido terá acesso aos serviços essenciais, que já são ofertados atualmente. A pessoa ainda poderá participar de cursos e palestras no local, com o propósito de capacitação e posterior reinserção social e econômica.

O foco principal do novo modelo de atuação é a separação adequada das demandas e a atuação conforme a necessidade apresentada. Dessa forma, todo acolhimento passará a ter um planejamento adequado e metas individualizadas. A ideia é que, em um período de 90 a 120 dias, o acolhimento possa ter um desfecho e a permanência no serviço ocorra em caráter temporário.

Após o período descrito, o desfecho de cada caso será individual, podendo migrar para outros formatos alternativos de atendimento (na área da saúde ou assistência), inserção no mercado de trabalho, entre outras possibilidades.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa