A falta de integração e infraestrutura do sistema de transporte coletivo urbano da Grande Florianópolis foi tema de Roda de Conversa, na tarde desta terça-feira (27), na sede da Câmara de Vereadores de São José. O evento, presidido pelo vereador e presidente da Escola do Legislativo de São José, Cryslan de Moraes, reuniu representantes do governo do Estado, municípios da região, vereadores e entidades representativas de classe, como a Aemflo e CDL São José e Associação dos Municípios da Grande Florianópolis. Uma nova Frente Parlamentar em defesa do transporte público foi criada com adesões dos parlamentares presentes.
Pela Câmara de São José, além do presidente da mesa, também estiveram presentes os vereadores Adair Tessari, Carlos Eduardo de Souza Martins, Edilson Vieira, Rodrigo Andrade, Andre Guesser, Vera Pinheiro, Romeu José Vieira Neto, Sérgio Scarpa e Sanderson de Jesus.
Os representantes do Estado apresentaram a realidade das concessões do transporte intermunicipal e o status do plano para integrar o transporte metropolitano, que é discutido desde o começo da primeira década do ano 2000. Questões como a necessidade de tornar o transporte atrativo ficaram bem claras, assim como a necessidade de promover uma integração de fato, que evite, por exemplo, que um morador de Biguaçu tenha que entrar na Capital para chegar a Palhoça ou que um morador de um bairro de São José tenha que enfrentar problema semelhante para ir de um lado a outro da cidade.

“Sentimos na pele como vereadores todos os dias. Recebemos reclamações diárias em relação à qualidade do transporte público”, destacou o presidente da mesa, vereador Cryslan. Ele explicou que o Fórum Parlamentar buscará fazer eventos também nas cidades vizinhas, semestralmente, para acompanhar o andamento das próximas etapas das propostas de melhoria previstas para acontecer neste ano e no ano que vem.