Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALSeminário Novembro é Todo Dia aborda educação para as relações étnico-raciais

Seminário Novembro é Todo Dia aborda educação para as relações étnico-raciais

Professores da rede municipal de ensino de São José vão participar das atividades

Na contramão de celebrar uma única data sobre a consciência negra, o setor de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer), da Secretaria Municipal de Educação de São José, desenvolve durante todo o ano letivo – em conjunto com todas as unidades – o projeto “Novembro é Todo Dia”. A temática está integrada aos conteúdos trabalhados nas unidades educativas da rede municipal.

Para transformar as práticas educacionais, é ofertada formação continuada para os profissionais de educação. Neste mês, a equipe da Erer preparou o Seminário Novembro é Todo Dia com palestrantes convidados.

A abertura será na próxima segunda-feira (13), às 8h, na Estácio de Santa Catarina com a presença de autoridades e profissionais da educação. Na sequência, inicia a palestra sobre letramento racial para professores, ministrada pela professora na Educação Escolar Quilombola Raysa Gonzaga. Os profissionais da rede municipal de ensino de São José não precisam se inscrever, pois a participação segue o calendário de formação elaborado mensalmente pela Casa do Educador.

O seminário está estruturado em cinco encontros (dias 13, 14, 16, 17 e 22 de novembro) com públicos diferentes, conforme a agenda de formações da Casa do Educador.

O objetivo do Seminário é fortalecer os conhecimentos dos profissionais de educação, contribuindo para a abordagem dessa temática de forma eficaz e inclusiva no ambiente escolar. Entre os assuntos estão: a Lei de Cotas na Educação e o Racismo Estrutural, possibilidades pedagógicas para uma educação antirracista, educação quilombola e acessibilidade para comunidade surda e geração de trabalho e renda para mulheres pretas.

“Durante o Seminário, vamos reforçar a compreensão sobre a história e a cultura afro-brasileira, destacando a importância de uma educação que promova a igualdade e o respeito à diversidade étnica e cultural”, destacou a coordenadora Soraia Rebelo.

O Seminário é organizado pela Prefeitura de São José e conta com o apoio da Estácio de Santa Catarina, da Faculdade Anhanguera, A Força das Yabás e da Associação Cultural de Capoeira Quilombola.

Seminário Novembro é Todo Dia
Abertura 13 de novembro, às 8h, Estácio de Santa Catarina (Barreiros, São José)
Confira a programação.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa