O evento reunirá especialistas e profissionais de saúde de várias regiões do país para compartilhar atualizações científicas e práticas clínicas no tratamento do câncer, oferecendo uma plataforma de diálogo e troca de informações sobre avanços significativos na área.
A abertura do simpósio contará com uma palestra sobre a inovadora terapia celular CAR-T Cell, técnica revolucionária no combate ao câncer no sangue, que vem superando os padrões de tratamento estabelecidos há mais de 30 anos. O tratamento envolve a retirada dos linfócitos T do paciente, que são geneticamente reprogramados em laboratório para reconhecer e combater células cancerígenas, como as de leucemia e linfoma. Após a reprogramação, os linfócitos modificados são reinseridos no organismo do paciente por meio de infusão intravenosa. Este processo, que pode durar cerca de dois meses, representa uma modalidade avançada de imunoterapia, destacando-se pela precisão e eficácia no combate ao câncer.
Palestras e debates
Além da palestra de abertura com o tema “Além dos limites: como o CAR-T CELL tem superado os padrões de tratamento estabelecidos há mais de 30 anos”, ministrada pelo Dr. Samir Nabhan (PR), o simpósio abordará diversos temas críticos em oncologia, incluindo: Terapia celular nos tumores sólidos; A medicina nuclear no tratamento do câncer; A nova era do tratamento de câncer de bexiga metastático; Planejando a jornada de tratamento da Paciente com câncer de ovário avançado, entre outros.
Já na área de hematologia, os debates incluirão a chegada do primeiro biespecífico em linfoma difuso de grandes células B: o que muda no cenário de tratamento; atualizações no tratamento de primeira linha; leucemia linfocítica crônica; avaliação e manejo no paciente idoso com LLC: como escolher a melhor terapia?; e os desafios na individualização do tratamento.
Troca de conhecimentos
Dividido em duas salas com programação científica, o simpósio abordará os desafios diários enfrentados pelos médicos, oferecendo uma oportunidade única para troca de conhecimentos e experiências sobre as terapias mais inovadoras no tratamento do câncer.
“Com este evento, estamos oferecendo uma plataforma essencial para a troca de conhecimentos e experiências que contribuirão para avanços significativos na oncologia e hematologia, melhorando os cuidados oferecidos aos nossos pacientes”, afirma Lucilda Cerqueira Lima, diretora presidente do CEPEN.
Mais Informações
O Simpósio de Oncologia e Hematologia de Santa Catarina é um evento fechado e as inscrições são restritas apenas aos convidados da área médica. A programação completa está disponível no site: www.simposiocepen.com.br.
Sobre o CEPEN
Desde sua fundação em 1998, o CEPEN tem desempenhado um papel essencial na busca por tratamentos contra o câncer por meio da realização de estudos clínicos em Santa Catarina. Com mais de 200 protocolos de pesquisa tratados ao longo dos anos, a instituição tem contribuído significativamente para avanços no tratamento do câncer, beneficiando milhares de pacientes.