Desde de sexta-feira, 1º, todas as taxas da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) poderão ser pagas por meio do PIX. A facilidade contempla todas as cobranças nos processos de registro, como por exemplo constituições e alterações. A medida beneficia os empreendedores e é mais uma iniciativa da Jucesc de simplificação e digitalização de seus serviços.
“A Junta Comercial está empenhada em prestar um serviço cada vez mais rápido, eficiente e moderno aos empreendedores catarinenses. A inovação constante é uma determinação do governador Jorginho Mello. Estamos apostando em medidas de facilitação e inovação, a exemplo da adoção de inteligência artificial para acelerar a análise de processos”, afirmou o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera.
A inteligência artificial foi anunciada no último mês de setembro, com a finalidade de dar agilidade e aperfeiçoar a análise de processos no órgão. A novidade, batizada de Jucesc Registro Inteligente, é inédita e tem auxiliado a reduzir ainda mais o tempo médio para abertura de empresas.
Nesta primeira fase, a inteligência artificial atende apenas os processos de constituições de empresas. Já a segunda etapa vai contemplar as alterações. A terceira e última fase englobará todos os serviços prestados pela Jucesc e deve ficar pronta até o fim de 2025.
“Nós temos trabalhado bastante a inteligência artificial. É um mecanismo que está em constante aperfeiçoamento. Até o final de 2025 nós devemos ter todos os atos da Junta Comercial já passíveis de análise pela inteligência artificial”, acrescenta Baldissera.