Hoje é sábado, 13 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALUdesc Cefid atende pacientes em programa de reabilitação cardiopulmonar e oncológica

Udesc Cefid atende pacientes em programa de reabilitação cardiopulmonar e oncológica

As atividades são gratuitas e ocorrem no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis

Pessoas com cardiopatias (e, em alguns casos, em pós-tratamento oncológico) podem se inscrever no programa de reabilitação do Núcleo de Cardioncologia e Medicina do Exercício (NCME), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As atividades são gratuitas e ocorrem no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Criado em 1991, o Programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Oncológica do NCME é uma das ações de extensão mais antigas da universidade. Tem como foco a melhora da capacidade funcional e da qualidade de vida dos pacientes, por meio da realização de exercícios físicos aeróbios e de resistência muscular localizada exercício, além da educação em saúde dos participantes.

Atualmente, o programa está atendendo pacientes que se enquadram na fase 2 de reabilitação cardiovascular – que tiveram algum evento cardiovascular recente (até três meses), como infarto agudo do miocárdio, angioplastia ou cirurgia (como revascularização do miocárdio ou troca valvar) e insuficiência cardíaca congestiva (ICC) – e na fase 3, com disfunções que ainda necessitam de alguma supervisão, sob avaliação da equipe.

Os atendimentos ocorrem sempre pela manhã, nas segundas, terças  quintas e sextas-feiras, em dois horários, com até oito pacientes por turma.

Como participar

Para participar, o paciente deve apresentar encaminhamento médico para o programa de reabilitação, com informações sobre o diagnóstico, além das receitas de medicamentos e os exames complementares que tiver.  São atendidos tanto pacientes encaminhados pelo sistema público de saúde, quanto pela rede privada.

Dúvidas sobre participação no programa podem ser esclarecidas pelos telefones (48) 3664-8644 ou 3664-8643.

Equipe

Coordenada pelo professor Magnus Benetti, a equipe do núcleo inclui uma enfermeira, um profissional de educação física, oito estudantes de Fisioterapia, que atuam como bolsistas de extensão, dois professores supervisores do estágio de Fisioterapia, além de dois servidores do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), que acompanham e desenvolvem atividades de reabilitação na Udesc Cefid por meio de uma parceria entre as instituições.

Projeto pioneiro da Udesc Cefid, atuando no ensino, pesquisa e extensão, o programa do NCME é referência nacional em prevenção e reabilitação de doenças cardiopulmonares e metabólicas, realizando, em média, 10 mil atendimentos por ano.

Treinamento

No início do mês, uma equipe de estudantes do programa participou de dois treinamentos, um sobre disfunção sexual, com o professor Cícero Augusto de Souza, do ICSC, e outro sobre Diabete Mellitus e glicemia capilar, com a enfermeira Ana Valéria, do NCME. As atividades ocorreram no Espaço Inovador de Ensino (Espine) da Udesc Cefid.

A ação integrou uma série de atividades para aprimoramento e aperfeiçoamento profissional da equipe, realizada no retorno aos atendimentos dos pacientes na fase 2. Conforme a equipe do NCME, os treinamentos ocorrem periodicamente e são abertos à participação da comunidade acadêmica.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa