Hoje é terça-feira, 23 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna da UNIMEDUnimed Grande Florianópolis com você – edição 15/11/23

Unimed Grande Florianópolis com você – edição 15/11/23

Confira notícias, dicas de saúde, além de nossas iniciativas voltadas para os clientes e sociedade

Hospital Unimed Grande Florianópolis completa 9 anos de cuidado e assistência de alta complexidade

A instituição atende a rigorosos requisitos de segurança e recebeu importantes certificações, como o selo ONA, um dos principais do país. 

A saúde é uma das áreas de atuação com grande responsabilidade para apresentar inovações. Hospitais cada vez mais repensam processos, focando em: aumentar a segurança dos pacientes, implementar novas tecnologias e prestar atendimento humanizado e direcionado para as necessidades de cada pessoa.

Essa combinação de objetivos faz parte da cultura de trabalho do Hospital Unimed. Desde que foi inaugurada em 2014, na cidade de São José/SC, a instituição conquistou importantes certificações, como o selo  de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA), conquistado em 2019. A certificação é obtida pela evidência do cumprimento de rigorosos critérios de segurança do paciente, e foi renovada no ano de 2023, em categoria superior à inicial. O hospital também recebeu o prêmio Excelência da Saúde, pela forma com a qual acolhe e cuida dos seus pacientes.

Diante disso, a estrutura hospitalar, na qual se encontram os leitos de UTI adulto e infantil e o avançado Centro de Diagnóstico de Imagem, tornam o Hospital Unimed uma das principais referências para atendimento de alta complexidade da região, e do Estado.

Selo nacional ONA

Em setembro, o Hospital Unimed renovou a conquista  do renomado selo de qualificação da ONA, com elevação da categoria para Acreditado Pleno. Significa dizer que o Hospital Unimed faz parte de um seleto grupo de instituições do país que atende a requisitos de qualidade, segurança do paciente e boas práticas de gestão. Desde 2019, quando conquistou o selo pela primeira vez, a instituição se dedica a manter e evoluir o nível exigido para a certificação, que tem validade por dois anos. Para alcançar essa qualificação, o Hospital Unimed precisa atender a mais de 1,2 mil requisitos definidos pela Organização Nacional de Acreditação e que são equiparados a padrões internacionais. De acordo com o diretor do Hospital Unimed, Dr. Gustavo Pelandré, o reconhecimento reflete mais um grande avanço em atendimento, gestão de pessoas e infraestrutura. “A acreditação ONA é uma das mais respeitadas do país e evoluir o selo na Grande Florianópolis é fruto de muito trabalho”, explica.

Procedimento inédito

Na missão de atender  pacientes de forma segura, aliando o cuidado com a tecnologia disponível, o Hospital Unimed, foi pioneiro ao realizar procedimentos ao longo de sua história. Um dos destaques é a cirurgia que utilizou um dispositivo endovascular, chamado de WEB (Woven Endobridge) Device, em pacientes com aneurisma cerebral. O procedimento de alta complexidade, e inédito na região, foi realizado no início de julho.

Consolidado nos Estados Unidos e na Europa, o dispositivo WEB Device é uma alternativa a procedimentos mais invasivos. Ele foi implantado em apenas 150 pacientes no Brasil desde em 2019. A técnica consiste em puncionar a artéria femoral, na qual é colocado um introdutor calibroso. Por meio dele, são colocados cateteres de acesso cervical e intracraniano e microcateteres para alcançar a circulação intracraniana e tratar o aneurisma cerebral. “Protagonizar procedimentos pioneiros reforça o compromisso de aliar inovação de processos e incorporação de tecnologia para a segurança dos pacientes”, afirma o superintendente da Unimed Grande Florianópolis, Dr. Gabriel Gustavo Longo.

Carinho pelos corredores

Diz o ditado “Quem canta seus males espanta”, ou seja, a música é uma terapia que faz bem e alegra a todos. Uma vez por mês, os pacientes dos três andares da internação e também das UTIs do Hospital Unimed, recebem a visita de colaboradores voluntários da Unimed, que emprestam alguns minutos do dia para tocar violão e cantar músicas, trazendo ao ambiente hospitalar um clima de otimismo, acolhimento e esperança, sentimentos fundamentais para gerar a sensação de bem-estar e a contribuir com a recuperação de pacientes.

O Hospital

Inaugurado em 2014, o Hospital Unimed conta com uma estrutura de alta complexidade no município de São José, na região continental da Grande Florianópolis, com serviço de Diagnóstico por Imagem, Hemodinâmica e UTIs para pacientes adultos e pediátricos. No complexo hospitalar também está localizado o UGF Centro de Infusão, referência para os pacientes que necessitam de terapias com medicamentos imunobiológicos não oncológicos.

Outro serviço de destaque no Hospital Unimed é a UGF Cárdio, com atendimento hospitalar de Cardiologia dedicado aos pacientes que necessitam de cuidados em caráter de urgência, além de procedimentos eletivos de alta complexidade.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa