Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALVacinação em São José: confira quem deve se vacinar e contra quais...

Vacinação em São José: confira quem deve se vacinar e contra quais doenças

O município está com campanha contra a influenza, tétano e dengue. Para receber o imunizante basta ir até a UBS mais próxima

A Prefeitura de São José normalmente realiza multivacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No entanto, nesse momento, campanhas específicas voltadas a determinadas doenças estão ocorrendo. O município está com campanha contra a influenza, tétano e dengue. Para receber o imunizante basta ir até a UBS mais próxima. 

Confira a seguir quem deve se imunizar:

Influenza

A vacina previne três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Público-alvo: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Tétano

Crianças a partir de 2 meses de idade já iniciam o esquema de vacinação para essa doença. Para aqueles que não receberam na infância, é indicada em um esquema de três doses, com um reforço a cada 10 anos, para crianças, adolescentes e adultos a partir dos 7 anos de idade. Grávidas também devem ser vacinadas a cada nova gestação. 

Dengue

O público-alvo da primeira rodada de vacinação são adolescentes de 10 a 14 anos, com esquema de duas doses (dose 1 + dose 2), aplicadas em um intervalo de três meses. Para receber o imunizante, o cidadão deve portar documento com foto, caderneta de vacinação no nome de quem irá receber a dose e comprovante de residência no nome do pai/mãe ou responsável.

Demais vacinas

Imunizantes como HPV, Poliomielite, Rotavírus, DTP, pneumocócica, ACWY, dentre outras doses que completam o calendário de vacinação infantil também estão disponíveis para atualização da caderneta de vacinação infantil.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa