Hoje é sexta-feira, 24 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALAbertura do IV Destaques das Bienais discute em Florianópolis a humanização da...

Abertura do IV Destaques das Bienais discute em Florianópolis a humanização da arquitetura

A responsabilidade social na criação de espaços – ou mesmo cidades-, humanizando o convívio entre as pessoas, deram o tom da abertura do IV Destaques das Bienais de Arquitetura, na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), em Florianópolis. Foram duas palestras com pontos de vista que se complementaram, a cargo, respectivamente, de Danilo Conti, diretor geral do projeto Cidade das Águas, desenvolvido em Joinville, e de Marcelo Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura, reconhecido no Brasil e no exterior por projetos de museus, centros culturais, teatros e escolas, entre outros.

Arquitetos consagrados, estudantes do setor e jovens profissionais explicaram o que os atraiu no evento. “O grande objetivo da arquitetura é uni-la à cultura e ao pertencimento da população em todos os aspectos das cidades”, afirmou Arthur da Rosa, de 29 anos e formado em Arquitetura. Como disse sua colega de profissão, Gabriela Fávero, “arte também é cultura”. O discurso de ambos corrobora com o que disse Ferraz em sua palestra: “Unir arte e tecnologia é transformar nosso modo de viver. E todo projeto arquitetônico trata-se de um serviço às pessoas”.

Conti mostrou seu projeto em Joinville, desenvolvido em parceria com a CRH Indústria e Empreendimentos e coma Hurbana, responsável pelo bairro-referência Cidade Universidade Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis, focado na centralidade.

O evento segue até a próxima sexta-feira (20), no Museu da Escola Catarinense (MESC), no Centro Histórico da Capital, com palestras proferidas por arquitetos catarinenses. As de profissionais de outros estados do Brasil e da América Latina serão virtuais e, a partir do dia 23, estarão no canal do IV DBA, no Youtube, juntamente com a exposição e vídeos das palestras presenciais.

O IV Destaques das Bienais de Arquitetura tem apoio da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura/SC e do Instituto de Arquitetos do Brasil/SC. A produção é da Archimidia Produções, patrocínio da Multilog, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Abaixo, a programação dos próximos dias:

Palestras no MESC / Museu da Escola Catarinense (MESC)

19 outubro de 2023

Horário: entre 18h e 20h30

André Lima – Santa Catarina

Rodrigo Kirck – Santa Catarina

20 outubro de 2023

Horário: entre 18h e 20h30

Juliana Castro – Santa Catarina

Solano Benitez – Paraguai – Medalha de Ouro Bienal de Veneza – virtual

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa