A ação intersetorial de combate à dengue que aconteceu nesta quinta-feira (1º), no bairro Ponta de Baixo, em São José, resultou na notificação de barcos, terrenos baldios e piscinas, os quais foram encontrados sem manutenção, criando um ambiente propício para a proliferação do mosquito.
A fiscalização foi a primeira atividade do grupo intersetorial, formado pelas secretarias de Saúde, Infraestrutura, Assistência Social, Urbanismo e Segurança da Prefeitura de São José. A equipe decidiu fiscalizar o bairro Ponta de Baixo após receber denúncias no canal oficial da Ouvidoria da Saúde Municipal, sobre barcos que estavam acumulando água parada e terrenos sem manutenção. A Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos se encarregou de notificar os proprietários.
Os agentes de endemias da secretaria de Saúde fizeram as visitas às casas e detectaram que, em 80% dos casos, os moradores ainda deixam os vasos de plantas e pratos acumularem água. “Por mais que a Prefeitura faça a sua parte, a comunidade também precisa se conscientizar, tomando os cuidados necessários”, aponta a gerente de endemias, Sirleia da Silva.
Os agentes também orientaram a população a deixar nas calçadas materiais recicláveis que não tinham mais uso, para que o caminhão da Secretaria de Infraestrutura recolhesse. Até o fim da ação, conseguiram encher uma caçamba.
A Guarda Municipal e a Assistência Social ficaram responsáveis pela segurança da equipe e pelo atendimento às residências.
Denúncia: Caso o cidadão encontre um foco do mosquito da dengue, pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde Municipal, pelo número 0800 645 9889. É importante que guarde o número do protocolo para acompanhar a resolução do caso.