O verão é o período de maior transmissão da dengue. As altas temperaturas que caracterizam a estação somadas a um aumento nas chuvas contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz com mais facilidade em ambientes quentes e úmidos.
Por isso, é de fundamental importância a realização de ações de caráter preventivo. E foi exatamente o que aconteceu nesta quarta-feira (25) no Frei Damião. A Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Saúde realizou um trabalho de bloqueio de transmissão que se constitui na aplicação de inseticida.
A realização da ação teve início às 7h, já que existe uma recomendação que a pulverização seja feita preferencialmente no período matutino, especialmente entre as 5h e 8h, uma vez que nesse período ocorre a inversão térmica, com baixas correntes de ar.
Além da ação de bloqueio da transmissão, os profissionais da Secretaria de Saúde também fizeram um trabalho de caráter preventivo e educacional com visitas de casa em casa aos moradores do bairro na busca de focos do mosquito e fornecendo informações importantes para o combate da doença.
A importância do apoio da população
“O verão é caracterizado pelo aumento dos casos de dengue. Por isso, intensificamos os esforços nesse período para promover um combate ainda mais eficiente ao mosquito Aedes aegypti, que é considerado o principal vetor de transmissão da doença. Para um enfrentamento ainda melhor da situação, solicitamos à toda a população do município
que adote práticas no sentido de evitar o acúmulo de água e, assim, contribuir para que mosquito não se reproduza” reforça o secretário de Saúde Rosiney Horácio.