Hoje é domingo, 19 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioNOTÍCIACâmara de São José aprova projeto sobre conscientização do Câncer Ocular Infantil

Câmara de São José aprova projeto sobre conscientização do Câncer Ocular Infantil

A proposta foi apresentada pelo vereador Jair Costa (PSD)

Foi aprovado nesta quarta-feira pela Câmara Municipal de São José projeto de lei que institui a Campanha Permanente de Conscientização sobre o Câncer Ocular Infantil (Retinoblastoma) no município. A proposta foi apresentada pelo vereador Jair Costa (PSD).

Segundo o texto do projeto, a campanha tem como objetivo informar, sensibilizar e promover a detecção precoce do retinoblastoma em crianças, visando à preservação da saúde ocular e à redução das taxas de morbidade e mortalidade associadas à doença. A campanha poderá ser coordenada pelo órgão de saúde competente do município, em conjunto com organizações da sociedade civil, instituições de saúde, escolas, creches e demais entidades interessadas na promoção da conscientização sobre o retinoblastoma.

A proposta prevê ações educativas e informativas voltadas para a população em geral e, em especial, para os pais e responsáveis por crianças, podendo incluir palestras em escolas e creches municipais; distribuição de material informativo em unidades de saúde; campanhas de mídia; e realização de exames oftalmológicos preventivos mediante a indicação de profissional de saúde.

“O retinoblastoma é mais comum em bebês e aproximadamente 90% dos casos são descobertos abaixo dos cinco anos. A doença é um tumor maligno que se desenvolve na retina. De acordo com o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), quando diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados, pode alcançar índices de 90% de cura, inclusive com a preservação da visão da criança. Se diagnosticado tardiamente, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte”, explica o autor.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa