A interinidade de Cobalchini
Florianópolis oxigena seus quadros políticos e ganha uma nova liderança para ocupar espaços futuros na geografia política. Esse foi o sentimento que restou do café da manhã oferecido à imprensa pelo prefeito interino, João Cobalchini (União Brasil), nesta terça (5), no gabinete do prefeito.
Na curta interinidade na prefeitura por 12 dias Cobalchini mostra muito do seu perfil. Atua com vontade de mostrar resultado, com organização, mas sem deslumbres. Aplica o melhor da sua personalidade que é o equilíbrio e o diálogo e foca na discrição. Sem dúvidas, o ecossistema político presta atenção com lupa em seus movimentos.
Conduzindo a Câmara, o hoje prefeito interino já mostrou suas qualidades e entregas. Tirou do papel a revisão do Plano Diretor que se arrastava há anos. No início do ano disse que o daria de presente à Capital no aniversário da cidade e assim o fez. Também mostrou entendimento e alinhamento com as pautas da cidade, ao acelerar a aprovação do Pacto pelo Saneamento.
Nesta conversa com a imprensa o prefeito interino prestou conta de 15 ações que está realizado nestes 12 dias. A cereja do bolo será uma agenda em Brasília no último dia como prefeito. Ele será recebido pelo ministro de Infraestrutura, Renan Filho, para tratar de soluções para o transporte marítimo da Capital e terá uma segunda agenda com a bancada do MDB. Espera garantia de liberação de recursos para obras importantes na Capital.
Zerar a fila de exames de colonoscopia
Durante a conversa com a imprensa, nesta terça (5), o prefeito João Cobalchini revelou que está ajustando com o presidente da Câmara, Claudinei Marques (Republicanos) e demais vereadores, que o foco para a devolução de recursos do Legislativo para o Orçamento do Executivo neste ano será a aplicação na área da saúde.
Geralmente quando os vereadores antecipam a devolução de recursos (que legalmente são devolvidos só no final do ano), eles negociam com o prefeito para carimbar o investimento desses valores. Dito isso, Cobalchini salienta que a meta neste ano será buscar zerar a fila de exames de colonoscopia na Capital. O prefeito entende que a quantidade de pacientes com doenças intestinais é grande e precisa de uma atenção especial.
Assim, é provável que ainda nesta semana o Legislativo faça o primeiro repasse com esse objetivo. Há um cálculo que exige um aporte de R$ 2 milhões para zerar essa fila de exames. Os vereadores estão dispostos a antecipar esses recursos, ou até valores superiores, caso seja necessário, desde que a fila zere.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
15 na cabeça
Brinquei com o prefeito interino, João Cobalchini questionando se ele não conseguiu negociar com o prefeito Topázio mais três dias, para completar 15 de interinidade. Lembrando que o ato de transmissão de cargo que ocorreu dia 31 de agosto, teve início às 19h15min. Já as entregas que seriam 12 (uma por dia), foram atualizadas (óbvio que por coincidência) para 15. Para os desavisados, 15 é o número do MDB, partido que Cobalchini deverá retornar em 2024, para disputar mais um mandato na Câmara da Capital. Já está com o 15 na cabeça.
À equipe, o mérito
Legal o gesto do secretário de Meio Ambiente, Fábio Braga que, durante o ato de sanção do projeto do Pacto pelo Saneamento, na semana passada, ainda com Topázio prefeito, fez questão de dar o crédito a quem o tem por direito. Na sua fala fez questão de chamar a equipe técnica da Floram e Secretaria para que fossem à frente fazer uma foto. O registro pode ser simples, mas é muito gratificante para quem trabalha no anonimato, com o único objetivo de fazer a coisa acontecer. Braga lembrou que quando assumiu o comentário era de que Florianópolis sequer tinha um departamento na área ambiental para pensar a cidade. Agora tem uma ampla equipe técnica, com biólogos, engenheiros e outros profissionais.
Religião e política
A Câmara de Florianópolis realizou uma homenagem ao bispo Alessandro Paschoall, coordenador nacional do Grupo Arimateia. A cerimônia, realizada no gabinete do prefeito em exercício João Cobalchini, foi proposta e liderada pelo presidente em exercício da Casa Legislativa, vereador Claudinei Marques.
A Câmara se manifestou informando que o Grupo Arimateia, sob a liderança do bispo Alessandro, tem desempenhado um papel fundamental na conscientização das pessoas sobre a importância do exercício dos direitos cívicos. Através de suas atividades, o grupo tem buscado empoderar os cidadãos a escolherem representantes políticos que sejam de bom caráter e de boa índole, além de comprometidos com ideologias benéficas para a nação e dedicados aos interesses coletivos.
Lombofaixa Pet
A implantação de uma lombofaixa pet no bairro Carianos opôs os vereadores Mayon Costa (PL) e Pri Fernandes (Podemos) na Câmara da Capital. Costa criticou que o Dibea não cumpre com seu papel fundamental que é dar assistência aos animais na Capital. Citou vários casos em que o órgão foi acionado em casos de animais atropelados, e não compareceu. “Mas agora está explicado o porquê a Dibea não atende mais cachorro atropelado na cidade”, ironizou o vereador. “Será que não vão mais atender animais atropelados se esses forem atropelados fora da faixa de passagem”, completou.
Lombofaixa Pet (II)
A vereadora Pri Fernandes condenou a falta de consciência coletiva do vereador Maycon e explicou que a função da faixa pet implantada no Carianos é educar e conscientizar os motoristas. “A gente entende que tem alguns ignorantes que falam besteira, mas é importante conscientizar”, disparou Pri.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
Cefid/Udesc
Nesta terça-feira, às 19h, a Câmara Municipal de São José sedia Sessão Comemorativa para homenagear os 50 anos do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Serão condecoradas 02 entidades (CREF e o curso de Educação Física), além de outras personalidades. A Sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara e redes sociais.
Suplente assume
A Câmara dos Vereadores de Florianópolis recebeu um novo integrante em suas atividades parlamentares. Na sexta-feira (1), o sargento da Polícia Militar, Mário Cosme Mattos (PL), mas conhecido como sargento Mattos tomou posse como vereador no Legislativo da Capital.
O parlamentar que ficou como 2° Suplente no Pleito de 2020 substitui, por um mês, o vereador Maikon Costa (PL), que se ausenta da Câmara por motivos pessoais. A cerimônia contou com a presença da família do novo vereador, além de companheiros de longa data de seu trabalho e do presidente da Casa, Claudinei Marques (Republicanos), que prestigiaram o ato e parabenizaram o sargento.
Natural de Florianópolis, Mário Mattos atua há mais de 27 anos na Polícia Militar. Durante seu breve mandato, o parlamentar pretende atuar e investir de forma aguçada em melhorias cada vez mais adequadas à segurança pública do município. “Vou me colocar à disposição. Com a experiência que tive esse tempo todo, e com o auxílio dos colegas vereadores desta Casa que já têm uma vasta experiência, acho que podemos dar uma contribuição muito positiva”, ele concluiu.
Binário da Lagoa
Secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Rafael Hahne, informa que a obra de implantação do binário na Lagoa da Conceição está a todo o vapor e a expectativa é de início de operação do novo mecanismo de trânsito até o final do ano.
MANDOU BEM
MANDOU MAL
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9