Hoje é quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCaminhada em alusão ao Outubro Rosa reforça ação pela prevenção contra o...

Caminhada em alusão ao Outubro Rosa reforça ação pela prevenção contra o câncer de mama

Evento na Beira-Mar de São José reuniu dezenas de pessoas e marcou encerramento da campanha no Município

Publicidadespot_img

A cor rosa tomou conta da Beira-Mar de São José nesta sexta-feira (27) nublada. Trata-se de uma caminhada promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em prol da campanha Outubro Rosa e conscientização sobre o câncer de mama. O evento teve um toque especial: ao final do percurso, os participantes se entregaram a uma aula de dança para celebrar o compromisso com a conscientização sobre o câncer de mama e amenizar a carga de dias difíceis.

O evento reuniu inúmeras pessoas, de todas as idades e origens, que se vestiram de rosa para mostrar seu apoio à causa. Com início em frente à Prefeitura, a ação encerrou com atividades recreativas, aula de dança e piquenique, realizados no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati).

A caminhada foi mais uma das diversas atividades de prevenção e promoção à saúde da mulher propostas pela Prefeitura, na programação do mês alusivo à Campanha e visa sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce dessa doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.

O Outubro Rosa é celebrado anualmente e tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. A mobilização busca proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo.

A alegria e a energia eram palpáveis, e a dança trouxe uma dimensão ainda maior de celebração à Campanha. “Foi incrível participar desta caminhada e depois dançar com todos juntos. A energia positiva e a sensação de pertencimento foram contagiantes. O Outubro Rosa é uma causa importante e este evento tornou isso ainda mais evidente”, descreveu Joyce Brasil, enfermeira responsável pela Saúde da Mulher.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila expressou seu apoio entusiasmado à iniciativa, afirmando que a Campanha é uma oportunidade para que toda a comunidade se una na luta contra o câncer de mama, mas que todas as unidades de saúde permanecem atendendo normalmente a população. “A detecção precoce é fundamental para o tratamento bem-sucedido, e essa ação foi uma maneira tangível de demonstrar nosso compromisso com a saúde das mulheres, em nosso Município”.

Somente em outubro foram realizados aproximadamente 1.500 consultas ginecológicas e 2.087 preventivos do câncer do colo do útero, 60% a mais da média mensal. No dia D (21) foram solicitadas 391 mamografias.

A caminhada do Outubro Rosa em São José, demonstrou mais uma vez como a comunidade pode se unir em torno de uma causa importante. “Vamos todos juntos dar um passo em direção a um futuro onde o câncer de mama seja apenas uma lembrança do passado”, declarou a secretária de Saúde, Sinara Simioni.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa