Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALPrefeitura de São José prepara cemitérios municipais para o Dia de Finados

Prefeitura de São José prepara cemitérios municipais para o Dia de Finados

O trabalho de revitalização e limpeza foi intensificado nesta semana e deve ser concluído na terça-feira (31)

A Prefeitura de São José avança nos serviços de preparação dos cemitérios públicos para o Dia de Finados, que é celebrado em 2 de novembro. Entre as ações da Prefeitura estão a limpeza e manutenção dos cemitérios. De forma estratégica, a Prefeitura realizou planejamento logístico para garantir que a visitação ocorra de maneira tranquila e segura, o que inclui a organização de estacionamentos, sinalização e orientação de fluxo de pessoas.

Para reforçar a segurança dos visitantes, o Município mobilizará efetivo da Guarda Civil Municipal nos cemitérios, assim como a Polícia Rodoviária Federal. Os agentes de trânsito também estarão trabalhando no controle de fluxo, especialmente em horários de grande movimento nas vias de acesso. Foram aprovados, até essa quinta-feira (26), a participação de quatro ambulantes que farão a venda de água, velas e flores.

Também já está definida a programação religiosa para o Dia de Finados com a celebração de missas, às 9h30, no cemitério no Centro Histórico. ‌“Pedimos que as pessoas que puderem visitar os entes queridos, façam durante a semana, pois é uma data movimentada. Pedimos também, paciência, cuidado e atenção na sinalização, para que não tranquem outros veículos e todos possam de maneira tranquila e ordeira visitar os cemitérios”, explica a comandante da Guarda Municipal, Ane Warmling.

São José possui quatro cemitérios municipais: o São João Batista, em Forquilhas; o Nossa Senhora das Dores, em Barreiros; o São José, no Centro Histórico e o da Colônia Santana. O horário de atendimento é das 8h às 17h. A equipe plantonista da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp) estará dando suporte aos visitantes. Para mais informações o contato da supervisão dos cemitérios na Susp é feito pelo telefone: (48) 3381-0020.

“A limpeza e a manutenção dos cemitérios são realizadas periodicamente. Em virtude de Finados, intensificamos o trabalho neste período para que as pessoas se sintam muito bem acolhidas e possam prestar suas homenagens dispondo da melhor infraestrutura possível”, pontua o secretário da Susp, Michael Pedro Rosanelli.

A Prefeitura solicita que o público não leve vasos de plantas ou objetos que possam acumular água, para evitar focos do mosquito da dengue. Vale lembrar, que os papa-entulhos estarão fixados nos cemitérios, para evitar o descarte incorreto de lixo e manter o ambiente limpo.

Pesquisa de compras

O Dia de Finados é um feriado nacional que movimenta a venda de velas e flores. Por esse motivo, o Procon de São José enfatiza a importância do cidadão em analisar os preços, tipos de flores, floriculturas e opções de entrega com antecedência, para evitar surpresas desagradáveis.

Clarice Fátima da Costa, diretora do Procon de São José, destaca que a variação de preços entre estabelecimentos, bem como a origem das flores, pode influenciar o custo final. “Alerta-se os consumidores a não ceder ao impulso de compra no primeiro local que encontrarem, pois, a pesquisa prévia evita gastos excessivos, especialmente devido à alta demanda nesta época. Recomenda-se adquirir flores, coroas e velas com antecedência para evitar contratempos”, pontua Clarice.

Em caso de dúvidas, o Procon de São José oferece suporte, com atendimento por ordem de chegada, e está localizado na Av. Acioni Souza Filho, 2114, Beira Mar de São José, ao lado do Centro Multiuso. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (48) 3288-4393, das 12h às 18h.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa