Elza dos Santos, de 79 anos, aguardou ansiosamente o sorteio automático das vagas das oficinas recreativas, no salão do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI). A idosa já frequenta o espaço há seis anos. As últimas atividades que participou foram hidro e dança. “A hidro me ajudou muito a largar a muleta, enquanto a dança ajudou a movimentar as minhas pernas”, conta.
A idosa foi uma das participantes que estiveram presentes no sorteio ao vivo. Uma modalidade inovadora do edital de 2023, que levou cerca de dez minutos para entregar os resultados.
Segundo a diretora do CATI Karen Eloise dos Santos, o preenchimento do formulário de inscrição foi todo online e o sorteio ocorreu automatizado, por meio de uma planilha, para filtrar os dados. As inscrições aconteceram no CATI e também em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do território, de acordo com o prazo do edital.
“Estamos aqui neste dia para dar publicidade a esse novo processo, que é público e merece a participação de todos os munícipes, em especial, os idosos que participam do processo.” explica Karen.
Os cursos se dividem em dois grupos. Cada participante tem o direito de escolher um de cada. No primeiro, as oficinas são de ginástica, hidroginástica, dança, ritmos e pilates. No segundo, são oferecidas as categorias de canto, informática e tecnologia, música, jogos de tabuleiro, artesanato, inclusão digital e educação nutricional. Além disso, neste ano foram incorporadas novas oficinas como tecnologia digital, naturologia, teatro e arteterapia.
Enquanto os resultados por modalidade eram impressos, a equipe da Secretaria de Assistência Social colou folha por folha em um quadro ao lado direito do salão, no sentido da porta, para que os idosos pudessem conferir se já estavam inclusos nas atividades, ou se precisariam aguardar na fila de espera.
PRAZO PARA A MATRÍCULA
Feito o sorteio, o idoso precisa passar pela última etapa, que garantirá efetivamente a permanência nas oficinas. O prazo para se apresentar e formalizar a matrícula é de 07 à 10 de fevereiro, presencialmente no CATI.