Presidente da Ampe marca presença na ExpoSuper e vê otimismo entre empresários
“Percebi um otimismo dos empreendedores em relação à economia para o segundo semestre”. A avaliação é do presidente da Ampe Metropolitana, Ivam Michaltchuk, após conversar com pequenos, médios e grandes empresários durante a ExpoSuper 2023, realizada entre 20 e 22 de junho, em Balneário Camboriú. A organização foi da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).
O representante da Ampe no maior evento do varejo em Santa Catarina destacou ainda que os diversos painéis e palestras proporcionaram conhecimentos importantes para o trabalho da entidade em favor das micro e pequenas empresas. Como presidente da Ampe e consultor da Acats há mais de 30 anos, Ivam Michaltchuk coordenou o projeto do Caminhão Escola do Senai, com seis cursos na área de panificação e confeitaria, além de dois worshops de carnes.
A ExpoSuper recebeu mais de 260 empresas expositoras, lideranças de 16 associações de todo o Brasil e cerca de 25 mil visitantes, com previsão de mais de R$ 1,5 bilhão em negócios fechados durante a feira e com a extensão do pós-feira.
Entidade leva sugestões ao Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
A Ampe Metropolitana teve uma participação destacada como única representante catarinense na primeira reunião plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, organizada pelo governo federal em Brasília, dia 28, com a presença de mais de 80 entidades. O vice-presidente, Piter Santana, fez diversas sugestões de temas para debate e ações do Fórum, acatadas na reunião.
Entre os assuntos tratados, destacam-se: taxa de juros, compras públicas, Programa Desenrola, retomada do Pronampe no segundo semestre, novo Programa Nacional de Artesanato para 8,5 milhões de profissionais, instituição do Fórum Nacional do Artesanato, linha de crédito do Artesanato, Plano de Apreender e Empreendedor para retirada dos beneficiários do Bolsa Família e novo Programa Nacional de Apoio à Internacionalização.
Junior Achievement realiza Feira de Negócios no Beiramar Shopping
Como entidade mantenedora da JA-SC, a Ampe Metropolitana participou da Feira de Negócios da Junior Achievement, dia 24, no Beiramar Shopping. Foram comercializados produtos desenvolvidos por jovens e adolescentes de 13 participantes do programa Miniempresa. Em média, todos os anos mais de 200 jovens são envolvidos na ação.
“Temos cases de projetos que hoje são sucesso e que nasceram dentro das miniempresas da Junior Achievement”, destacou Evandro Badin, diretor executivo da Junior Achievement em SC. “Muito nos orgulha fazer parte dessa história. Fui aluno há 22 anos do projeto de Miniempresas e sempre atuamos com objetivo de inspirar novos empreendedores, colaborando para o fortalecimento e desenvolvimento de nossa juventude”, lembrou Piter Santana, vice-presidente da Ampe e da Junior Achievement.
CURTAS
– Anote na agenda as próximas edições do Circuito Ampe, com orientações e atendimento ao MEI:
18 de julho, Unicesumar de Ingleses (Florianópolis), das 10h às 16h; dia 24 de julho, na Unicesumar de Palhoça, das 10h às 17h; e dia 22 de agosto, na Unicesumar de São José, das 10h às 17h.
– A Ampe Metropolitana realizou visita institucional à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais, dia 23. O vice-presidente, Piter Santana, foi recebido pela diretora Eneila Loyola, que apresentou as principais ações para o apoio às micro e pequenas empresas. “São exemplos de políticas públicas que podemos levar aos governantes de nosso estado”, observou Piter Santana.
– O Ranking Cidades Inovadoras e Sustentáveis de 2023, da consultoria Bright Cities, que avalia a sustentabilidade, inovação e eficiência dos maiores municípios do país, inclui Palhoça entre as 50 da região Sul do Brasil. Florianópolis está na liderança. O ranking avaliou cidades com mais de 100 mil habitantes. Palhoça também foi destaque com superávit na geração de empregos em 2023. Já são quatro meses consecutivos com saldo positivo na balança entre admissões e desligamentos.
ARTIGO
Empreender com espiritualidade e produtividade, encontrando harmonia no mundo dos negócios
Cleber Acauan Pizzato
Founder Finzy Saúde + Finanças
Founder Akawa Inteligência Criativa
Diretor Marketing e Vendas AMPE
Autor Livro: “Preciso vender! e agora?”
No mundo acelerado dos negócios, onde a competição é acirrada e o estresse é uma constante, muitos empresários estão buscando maneiras de equilibrar suas vidas profissionais. Afinal, ser bem-sucedido nos negócios não precisa ser simbólico de sacrificar a própria saúde e bem-estar.
A espiritualidade equilibra a vida empresarial, conectando-nos a algo maior, cultivando uma mentalidade positiva e encontrando propósito no que fazemos. Também é uma base sólida para definir metas e criar uma visão clara. Ao refletir sobre valores e propósitos pessoais, os empreendedores alinham essas crenças com suas estratégias de negócios, garantindo um sucesso duradouro.
Ao empreender com espiritualidade, equilibramos eficiência e bem-estar. Com descanso e nutrição espiritual, alcançamos mais em menos tempo, evitando a exaustão. Dessa forma, promovemos um ambiente propício para o crescimento pessoal e profissional.
O empreendedorismo com espiritualidade e produtividade desperta interesse crescente. Em meu próximo livro, compartilharei minha jornada pessoal como empreendedor espiritualmente consciente e oferecerei estratégias práticas para outros empreendedores que desejam seguir esse caminho.
Através de histórias inspiradas, exercícios de reflexão e dicas aperfeiçoadas, meu livro oferecerá insights valiosos sobre como integrar a espiritualidade em sua vida empresarial, melhorar sua produtividade e criar um negócio autêntico e com seus valores pessoais.
Minha experiência na prática budista da Reiyukai aprofundou meu entendimento da vida, trazendo harmonia e felicidade para mim, minha família, trabalho e amigos. Com práticas regulares, encontro paz e clareza mental, aumentando minha concentração nas tarefas e tomada de decisões assertivas.
A gratidão é fundamental na minha jornada empreendedora. Ao cultivar a gratidão por conquistas, aprendizados e apoio recebidos, sinto-me motivado a superar obstáculos com resiliência. A autocompaixão também é importante, cuidando de mim e equilibrando o trabalho e descanso para evitar exaustão e desgaste mental.
Essa abordagem holística maximiza nossa jornada empresarial, cultivando a mentalidade positiva e construindo negócios bem-sucedidos e felizes. Convido a que, juntos, possamos descobrir como empreender com espiritualidade e produtividade, criando uma vida empresarial significativa, bem-sucedida e com bem-estar.