Hoje é domingo, 21 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALDefesa Civil de Florianópolis alerta para ventos intensos nesta quarta e quinta-feira...

Defesa Civil de Florianópolis alerta para ventos intensos nesta quarta e quinta-feira na Capital

Apesar da chuva continuar persistente durante esta quarta, as precipitações devem perder força nesta quinta-feira

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Defesa Civil, informa que os ventos vão se intensificar na Capital hoje e amanhã. A previsão divulgada pela Defesa Civil de Santa Catarina alerta ainda que as rajadas podem chegar a uma velocidade entre 60 e 80 km/h e aos 100 km/h na região da Grande Florianópolis nesta quarta e quinta-feira, respectivamente.

Apesar da chuva continuar persistente durante esta quarta, as precipitações devem perder força nesta quinta-feira, dando lugar aos ventos intensos. É importante ressaltar que, com a formação do ciclone extratropical, a chuva pode alcançar até 50 mm no dia de hoje.

A administração municipal informa ainda que, com a intensificação dos ventos, o mar tende a ficar agitado e as ondas podem chegar aos 4 m de altura, aumentando os riscos de ressaca e erosão costeira. Assim, não é indicada a presença de embarcações, pescadores, banhistas e surfistas no mar.

Por conta da previsão, a Secretaria de Assistência Social reforçará os serviços de abordagem, resgate e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Os abordados serão encaminhados para os abrigos da Passarela da Cidadania e para o Hotel Social, onde terão acesso à cama, refeições, banho, roupas limpas e serviço de enfermagem, caso seja necessário. Se houver a lotação dos abrigos, mais vagas serão compradas para acolher quem ainda está nas ruas.

Em casos de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou com o Resgate Social, através do número (48) 99182-6870.

Ciclone extratropical e frente fria provocam chuva volumosa e temporais nesta quarta e quinta-feira em SC

Nesta quarta-feira (12), a formação de um ciclone extratropical, aliado ao avanço de uma frente fria reforça as chuvas em Santa Catarina. No decorrer do dia, as chuvas continuam persistentes nas regiões entre o centro e o leste do estado, com volumes expressivos em áreas entre o Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Sul. Na Grande Florianópolis e Planalto Sul, os volumes de chuva ficam na casa dos 40 aos 60 mm.

No Litoral Sul, os acumulados de chuva variam entre 50 e 75 mm na maioria das áreas, mas podendo chegar aos 100 mm nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Nas áreas entre o Alto e Médio Vale do Itajaí os acumulados oscilam entre 15 e 35mm. Nestas áreas o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

No Grande Oeste, a formação do ciclone, associada a um intenso fluxo de umidade e o rápido avanço de uma frente fria a partir da tarde, favorece condições para temporais com risco para serem severos de maneira pontual, e acompanhados de raios, risco de vendavais e eventual queda de granizo. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais, como descargas elétricas ventos intensos e granizo.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa