Hoje é terça-feira, 23 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura de Florianópolis assina convênio com Ministério da Saúde para contratação de...

Prefeitura de Florianópolis assina convênio com Ministério da Saúde para contratação de profissionais

Foi oficializada a assinatura do convênio entre o município e o Ministério da Saúde, com o objetivo de promover investimentos para o fortalecimento dos serviços de Atenção Primária à Saúde

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a cerimônia de lançamento de mais uma etapa do programa “Floripa mais Saúde” na manhã desta terça-feira (11). Durante o evento, foi oficializada a assinatura do convênio entre o município e o Ministério da Saúde, com o objetivo de promover investimentos para o fortalecimento dos serviços de Atenção Primária à Saúde. O evento contou com a presença do Secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, e do Superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Sylvio da Costa.

“A nossa missão é oferecer saúde com qualidade para todos e, para isso, o primeiro passo é fortalecer a nossa Atenção Primária, afinal ela é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Oito em cada dez pacientes que vão até os nossos Centros de Saúde têm seus problemas resolvidos, desde que a unidade tenha profissionais e estrutura adequada para atender”, destaca a Secretária de Saúde de Florianópolis, Cristina Pauluci.

Entre as novidades anunciadas está a implantação de mais 42 equipes de Saúde da Família (eSF) para atendimento na Atenção Primária em Saúde do município nos próximos meses, por meio do programa nacional “Mais Médicos”. Com esse aumento de 25% no número de equipes, o município passa a ter, em média, uma equipe para 2.570 pessoas, alcançando padrões internacionais de atendimento em saúde – um marco inédito na história de Florianópolis. Para o cidadão, significa ampliação do acesso e menos tempo de espera para o atendimento.

Com os investimentos, a Secretaria de Saúde aumentará o número de unidades com horário ampliado. Serão 37 dos 50 Centros de Saúde com funcionamento durante 12 horas e equipes completas em todo o período de atendimento. Também haverá reforço nas Equipes Multiprofissionais, alcançando 100% de cobertura nessa área. Os investimentos também contemplam a Saúde Bucal, que passa de 80 para 104 equipes, atingindo 100% da capacidade de cadeiras odontológicas instaladas. O atendimento do Consultório de Rua também será ampliado, além de contar com o acréscimo de odontomóvel.

“Fortalecer o atendimento primário traz diversos benefícios para o município, mas, principalmente, para o cidadão. A proposta com os investimentos é aumentar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde do município, garantindo mais qualidade de vida. Isso porque, no Centro de Saúde, temos o cuidado com a prevenção de doenças, que em estados avançados, requerem muito mais investimento”, finaliza o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Essas ações fazem parte do programa “Floripa Mais Saúde”, que já contemplou outras melhorias implementadas anteriormente pela Prefeitura de Florianópolis, como a implantação da telemedicina no Alô Saúde e a inauguração da Policlínica da Mulher e da Criança, por exemplo. Os próximos passos do programa incluem a inauguração do Complexo Integrado de Saúde.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa