Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERAL“Dia D” de multivacinação em São José tem boa adesão do público-alvo

“Dia D” de multivacinação em São José tem boa adesão do público-alvo

Mais de 3,5 mil crianças e adolescentes já foram imunizadas no Município e a campanha continua em todas as UBS até final do mês

São José viveu neste sábado (21), o “Dia D” de multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mobilizou neste dia equipes nas 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pela cidade para atualização do esquema vacinal do público-alvo. No total, foram aplicadas 1.437 doses, das 8h às 17h.

Na primeira semana de multivacinação 5.560 crianças e adolescentes compareceram nas UBS do Município e desse montante, 2.206 receberam imunizantes. Somadas às 1.437 do Dia D, o dado sobe para 3.643. Para quem não aproveitou o “Dia D”, a vacina continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde do município durante a semana.

Além da vacinação, o Dia D foi de muita diversão nas Unidades de Saúde. O Zé Gotinha com a sua turma, passeou entre as Unidades animando as crianças. O dia contou também com atenção especial às mulheres. Elas receberam orientações do Outubro Rosa. Foram realizados 826 preventivos, 391 mamografias, 81 testes rápidos e 2.311 atendimentos. Além de atividades que garantem a conscientização e prevenção do câncer de mama e colo de útero.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila, a secretária de Saúde, Sinara Simioni, a diretora de Atenção Primária, Karyne Furlan e a gerente de Distrito, Djudi Vieira Rosa, acompanharam os trabalhos junto à equipe de Vigilância e do Zé Gotinha neste dia especial. “A prevenção é o melhor remédio, quero agradecer a dedicação da Secretaria de Saúde, pela presteza de atender as nossas crianças, que são os adultos de ‘amanhã’. Por esse motivo peço aos pais que tragam as crianças para a vacinação, para que possamos alcançar o resultado almejado e sirva como exemplo. Hoje também é dia de conscientizar as mulheres, mas já adianto que se nós homens tivéssemos 30% do cuidado que elas têm certamente o nível da nossa saúde seria maior e com gastos reduzidos”.

Maria Vaila Reis foi uma das mães que procurou pela manhã a Unidade Básica de Saúde, para atualizar a caderneta das filhas. Para a sua surpresa, as meninas não precisavam de reforço, já estavam com a caderneta em dia. A filha mais velha Sibele Lais de 12 anos, já tinha inclusive, a vacina contra o HPV e a caçula Giovana Eloisa também estava em dia, desce o início de 2023.

A mãe orgulhosa, destaca a importância de cuidar da saúde dos filhos e dá um recado: “É importante as pessoas continuarem vindo no posto, para atualizar a caderneta, saúde em primeiro lugar!”.

A secretária Sinara Simioni expressa os esforços da Secretaria de Saúde, para alcançar a proteção dos jovens e adolescentes do Município. “O nosso objetivo é fazer busca ativa das crianças e adolescente que não estão protegidas e, assim, alcançar um alto índice de vacinação. Esta é uma oportunidade de mobilização do público-alvo, para importância de manter o cartão de vacina em dia”.

Ela enfatizou que “a vacinação nunca deve ser deixada para depois, fazemos então um apelo aos pais ou responsáveis que ainda não vacinaram seus filhos, para que compareçam até a unidade de saúde mais próxima ainda nesta semana para que o mesmo seja vacinado”, alertou.

Outubro Rosa

A Campanha do Outubro Rosa também continua no Município durante essa semana. Até o fim do mês de outubro, as ações voltadas à Saúde da Mulher, como coletas de exame preventivo, solicitação de mamografias (conforme critérios de indicação), consultas médicas, consultas odontológicas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, rodas de conversa sobre prevenção do câncer do colo do útero, câncer de mama, alimentação saudável, práticas integrativas e “dia da beleza”, estarão sendo promovidas em São José.
Um dos exemplos de atividades ao ar livre foi do grupo de mulheres do Loteamento Araucária, que decidiram fazer os exercícios na frente da UBS do Morar Bem, para alertar sobre os cuidados com o corpo da mulher.

A dona Vera Lucia Torres foi uma das participantes que vestiu a camisa do Outubro Rosa, para se apresentar no pátio do posto. A senhora de 65 anos mantém todos os exames em dia. “Sem saúde não somos nada, tendo saúde podemos fazer tudo, inclusive nos exercitar e dançar”, afirma a integrante do grupo Araucária.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa