Magda Inês Pereira dos Santos, de 46 anos, conquistou na quarta-feira (19) o tão sonhado certificado do Ensino Fundamental. Ela é um dos 11 formandos do polo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Educacional Municipal (CEM) Sebastião Corrêa, localizado no loteamento Ceniro Martins, em Forquilhas. A cerimônia foi realizada na própria escola.
“Sou mais um daqueles casos de menina que engravidou cedo, casou, criou os dois filhos e depois de postergar por mais de três décadas o retorno para sala de aula, eis que resolvi procurar o polo da EJA”, detalhou.
Com foco nos estudos e no futuro, Magda planeja realizar a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em agosto para concluir o Ensino Médio e na sequência entrar na universidade. “Estou pensando em um futuro onde eu leciono para crianças, e vou correr atrás da minha chance”, falou determinada.
A Secretaria Municipal de Educação de São José oferece a Educação de Jovens e Adultos desde alfabetização até o 9º ano do Ensino Fundamental. A modalidade é ministrada de forma presencial em sete polos nas seguintes unidades educativas: Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Melão) – Kobrasol; CEM Araucária – Serraria; CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão) – Forquilhinha; CEM Renascer – Real Parque; CEM Sebastião Corrêa – Forquilhas; EBM Professor Altino Corsino da Silva Flores – Barreiros; e CEM Professora Amélia Inácia de Medeiros Ludwig – Forquilhas.
Aproximadamente 100 estudantes da EJA concluíram o Ensino Fundamental neste primeiro semestre. “A EJA é uma excelente oportunidade para aqueles que não conseguiram concluir os estudos no período regular”, citou o coordenador da EJA em São José, Antônio Carlos da Silva.
A formatura foi marcada por discursos inspiradores, agradecimentos emocionados e uma atmosfera de orgulho e felicidade compartilhada entre os presentes. “Parabenizo os jovens formandos, os pais, professores e direção dessa unidade escolar. Que nossos jovens continuem nos estudos, pois essa é somente a primeira etapa de um caminho repleto de oportunidades”, citou a coordenadora da EJA do CEM Sebastião Corrêa, Maria Aparecida Rech Monteiro.