Hoje é sexta-feira, 24 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALEstudantes da Rede Municipal de São José vão eleger prefeitos fictícios

Estudantes da Rede Municipal de São José vão eleger prefeitos fictícios

Projeto iniciou há 6 meses e simulou todas as etapas de uma corrida eleitoral

Cerca de quatro mil alunos da Rede Municipal de Ensino de São José (SC) participam, pela primeira vez, de um processo eleitoral. Entre os dias 25 e 31 de outubro alunos do 6º ao 9º ano vão eleger, democraticamente, os seus representantes numa eleição municipal fictícia. A votação é uma das etapas da ação Cidadania, Participação e Direitos Humanos que teve início há seis meses, e envolveu também dezenas de profissionais da educação.

A iniciativa é realizada pelo projeto de extensão Educação em Direitos Humanos, vinculado à Escola de Ciências Jurídicas e Sociais (ECJS) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campus Kobrasol. De acordo com o coordenador da ação, professor Rodrigo Mioto dos Santos, o objetivo foi ampliar o conhecimento dos estudantes sobre todas as etapas de um processo eleitoral.

Nos últimos meses, os alunos tiveram a oportunidade de participar dos processos de formação de partidos políticos, convenção partidária para escolha dos candidatos ao cargo de prefeito e a elaboração de programa de governo. A promoção de debates entre os candidatos, pesquisa e campanha eleitoral, também fizeram parte das atividades vivenciadas pelos estudantes.

“Cada escola participante do projeto é um colégio eleitoral e todos os alunos dos anos finais, do 6° ao 9° ano, são eleitores. No dia da eleição, os estudantes vão utilizar urnas eletrônicas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral, de Santa Catarina, que é parceiro da iniciativa. As urnas, inclusive, terão a foto de todos os candidatos ao cargo de prefeito.”, adianta Mioto.

Concluída a disputa eleitoral nas escolas, os estudantes vitoriosos vão participar de uma sessão solene para a diplomação do cargo de prefeito. A cerimônia de posse vai acontecer no próximo mês, no campus da Univali Kobrasol, em São José.

Os professores e equipes pedagógicas da Rede Municipal de Ensino foram os responsáveis pela condução das atividades nas escolas. Para isso, receberam um treinamento da coordenação do projeto. Cada instituição de ensino adotou um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), para serem trabalhados ao longo do processo eleitoral. Os estudantes também tiveram acesso a conteúdo didático sobre cada ODS, com informações que levaram em conta o currículo estudantil do Município de São José.

Educação em Direitos Humanos

O projeto de extensão Educação em Direitos Humanos promove, desde 2017, ações na rede municipal de ensino de São José. Basicamente, as atividades abrangem formação docente, assessoria especializada em matéria de educação e direitos humanos e ações de intervenção nas escolas públicas municipais. As atividades têm a participação de professores e estudantes do curso de Direito da Univali, campus Kobrasol.

Mais informações: com o professor Rodrigo Mioto dos Santos – rms@univali.br.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa