A Beira Mar continental recebe neste domingo, 17 de novembro, mais uma edição da Parada LGBTI+. A concentração será na cabeceira continental da ponte Hercílio Luz a partir das 12h. Em 2023, mais de 100 mil pessoas estiveram presentes e esta edição promete ser ainda maior. A maior parte chegou na sexta-feira (15), movimentando a economia da cidade.
O tema deste ano será “Basta de negligência, nossos direitos já!”, com o objetivo de fortalecer a luta por mais direitos, respeito e igualdade. O evento, gratuito, contará com 3 trios elétricos animados por 15 DJs de 20 casas noturnas e núcleos de festas de Santa Catarina. Na concentração, haverá expositores de itens decorativos e acessórios, praça de alimentação com food trucks, mais de 200 banheiros móveis ao longo de todo o percurso e uma área exclusiva para pessoas com mobilidade reduzida, com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Até o momento, mais de 200 ambulantes se inscreveram.
Às 16h30 o trio sai em direção ao palco e às 18h as apresentadoras Selma Light, Mara Bens e Silvonete Manicura recebem artistas drags locais, com a presença de DJs como Alice Cavazzott, Lirous K’yo e Alexia Rockr. O grupo de pagode Entre Elas – trio formado por Gi Guedes, Jéssica Antunes e Manoela Pires – encerra o evento com um show especial. Além de música, a Parada contará com apresentações de stand-up comedy .
Para Selma Light, Assessora de Políticas Públicas para Pessoas LGBTQIA+, este é um evento que marca um evento histórico. “A parada é um ato político de extrema importância para o movimento LGBTI+, é o momento de unir nossa voz. Mostrar que somos muitos e que nossos direitos devem ser assegurados, como o acesso à alimentação, saúde, educação, segurança e principalmente o direito à vida, pois ainda somos o país que mais mata pessoas LGBTI+”, afirma.
A 17ª Parada do Orgulho LGBTI+ acontece com apoio da Prefeitura de Florianópolis através da Coordenadoria de Direitos Humanos, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para pessoas LGBTQIA+ e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. O Evento terá patrocínio da Amstel e Amstel Vibes, além de ser uma realização da Comissão Organizadora do Mês e da Parada do Orgulho LGBTI+ e do Instituto Desterro, produção da Tempestá Cultural e Gandaia Produtora e apoio do portal Floripa.LGBT e da página de conteúdo Na Tela.
Trânsito e segurança
A Beira-Mar Continental estará fechada, das 7h às 22h, e bloqueios no trânsito ocorrerão ao longo do trajeto, com monitoramento da Guarda Municipal. Apenas três portões de acesso permitirão a entrada exclusiva de pedestres, com revista para garantir a segurança – objetos de vidro serão proibidos e ao fim do evento todos os resíduos serão recolhidos. A organização incentiva o uso de copos reutilizáveis, oferecendo um copo exclusivo do evento para venda. Além da segurança privada, estarão à disposição Polícia Militar – com totem e QR Code para registro de boletim de ocorrência online, Guarda Municipal e Bombeiros, 2 ambulâncias, 2 ambulatórios e socorristas.
SERVIÇO:
O QUÊ: Abertura da 17ª Parada do Orgulho LGBTI+
QUANDO: 17 de novembro, domingo – a partir das 12h
ONDE: Cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz