Hoje é quinta-feira, 30 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALFloripa Quilt abre a 11a edição no SESC Cacupé na próxima quarta-feira

Floripa Quilt abre a 11a edição no SESC Cacupé na próxima quarta-feira

O maior Festival de Patchwork e Arte Têxtil de Santa Catarina reúne artesãos, expositores, artistas e praticantes das técnicas manuais de 01 a 04 de maio, em Florianópolis. Entrada para visitantes é gratuita

Um profundo mergulho nas técnicas manuais preservadas até hoje pelas mãos de artesãs e artesãos. O Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil chega à 11a edição idealizado por Janaina Machado Cordeiro como um lugar de trocas, aprimoramento, exposição de produtos, obras têxteis e a valorização do fazer manual. O evento tem entrada franca e ocorre de 01 a 04 de maio, das 10h às 18h,  no Centro de Eventos Arvoredo, no Sesc Cacupé, em Florianópolis.

Quando iniciou o projeto em 2012, Janaina veio com o tempo aperfeiçoando o formato, aumentando a oferta de oficinas e aos poucos formando uma verdadeira comunidade. Se no ano passado o festival registrou a visita de mais de 1.700 pessoas, nesta edição o número deve aumentar. 

Não por acaso, a programação está maior e traz novidades como o prêmio de Arte Têxtil, uma categoria nova que valoriza os trabalhos de artistas que utilizam fibras têxteis e tecidos nos seus processos. Mais dois concursos destacam as obras na técnica Quilts e ainda a premiação das bonecas de pano. Todos os trabalhos ficam em exposição para apreciação do público visitante.

“Teremos as premiações nas categorias Quilt, Arte Têxtil, Bonecas (os) de Pano e ainda a exposição da Mostra Têxtil Infantil, uma forma de estimular a criançada para as técnicas manuais. Essa é uma ferramenta importante para dar visibilidade e valorizar as obras das/os artistas que trabalham com manualidades e, ao mesmo tempo, preservam nossa herança cultural”, comenta Janaína. 

Para aprender, trocar e praticar

O Floripa Quilt é o lugar ideal para quem quer aperfeiçoar as técnicas, adquirir produtos ou aprender uma nova habilidade. São 32 expositores confirmados, além de demonstrações gratuitas de diferentes técnicas que vão ocorrer todos os dias e mais 28 oficinas e cursos com professores de destaque do Brasil e exterior. 

Outra atividade oferecida gratuitamente pela organização é a vivência “Deixe sua Marca”. A ação social ocorre todos os dias, das 10h às 18h, com a proposta de ensinar técnicas manuais de sashiko, fuxico e bordado para confecção de almofadas que serão leiloadas ao final da aula. O valor arrecadado terá como destino o Lar Cantinho dos Idosos, em Ratones. 

Mostras e rodas de conversa

Já no primeiro dia de festival(01/05), a partir das 10h30, haverá uma visita guiada com saída do restaurante do Sesc. Com curadoria do World Textile Art (WTA) e coordenação de Virginia D`Alto do Uruguai, Las Balconadas – que significa varandas e sacadas em espanhol – reúne 29 obras têxteis com tamanhos que chegam a 2 metros de comprimento e 1,50 metros de largura. A exposição passou por vários lugares – Argentina, Uruguai – e chegou ao Brasil no ano passado, onde ficou em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

“Mini Têxteis” é o inverso da escala. A exposição exibe trabalhos em dimensões que não ultrapassam 20x20x20 cm, de forma bidimensional ou tridimensional. É grande a variedade de materiais e técnicas que mostram ao público as muitas possibilidades da arte têxtil. Com organização de Verônica Filipak, a mostra tem o envolvimento de 40 artistas do Brasil e Argentina.

O sábado (04/05) reserva interessantes Rodas de Conversa. Às 10h, a questão “Como fomentar o artesanato catarinense?” pauta o bate-papo entre o artesão Marcelo Ribeiro Baptista, a coordenadora estadual do Artesanato de Santa Catarina Fabiana Lopes Ribeiro, a gestora do programa de artesanato do Sebrae/SC Simone Amorim, o presidente da Federação das Associações Profissionais de Artesãos de Santa Catarina (FAPASC) Paulo Baasch, a organizadora do Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil Janaina Machado Cordeiro com mediação da jornalista  Simone Bobsin do portal Arqsc. 

No período da tarde, às 15h, “O fazer manual e o artesanato na moda” será tema para mediação da jornalista especializada em moda Maristela Amorim com as convidadas: a designer de moda Talyta Bastos, a pesquisadora e bordadeira da Casa Cubo Mariângela Albuquerque e a artista têxtil Delphine Morlet. Todas as atividades são gratuitas.

Criançada bem-vinda

A criançada tem programação especial e gratuita no Floripa Quilt. Entrou para a programação, nesta edição, a primeira Mostra Têxtil Infantil com exposição dos trabalhos bolados pelos pequenos artistas. Outro programa imperdível acontece no dia 02 de maio, às 16h30, no Espaço da Mostra Infantil. A escritora Marília Diaz lança dois livros “O coração da girafa Miracê” e “Fim da linha”. Duas histórias encantadoras com ilustrações têxteis. A atividade é aberta ao público. 

SERVIÇO

O que: Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil

Quando: De 01 a 04 de maio

Horário: 10h às 18h

Onde: Sesc Cacupé

Entrada: franca

Programação completa: https://floripaquilt.com.br/2024/programacao/

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa