Hoje é quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALMais de 20 mil pessoas foram atendidas nos Centros de Referência da...

Mais de 20 mil pessoas foram atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social

O Cras trabalha na garantia de acesso aos direitos sociais das famílias ou indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade social

Publicidadespot_img

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de São José, realizaram mais de 20 mil atendimentos durante o ano de 2023. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), possui cinco unidades que abrangem todas as regiões da cidade. O local é porta de entrada para a população ter acesso as políticas públicas. O Cras trabalha na garantia de acesso aos direitos sociais das famílias ou indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade social.

“Só neste ano, as equipes dos Cras realizaram 370 visitas domiciliares e 94 novas famílias foram inseridas em acompanhamento no âmbito do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Já a participação em palestras, oficinas e outras atividades coletivas de caráter não continuado e também a participação em grupos no âmbito do PAIF, somam 2.821 pessoas”, explicou a diretora de Proteção Social Básica, Fernanda Tesser.

O principal serviço é o de PAIF que oferta ações socioassistenciais de proteção continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social. Essas medidas têm o objetivo de prevenir situações de risco e trabalhar a defesa e garantia de direitos através da oferta de acolhida e atendimentos qualificados, além de orientar, acompanhar e encaminhar as famílias para os serviços disponíveis do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e demais políticas setoriais.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Outro serviço desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social para crianças, adolescentes e pessoas idosas é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Em 2023 foram ofertadas 690 vagas para atendimento de crianças e adolescentes, divididas entre o serviço próprio da prefeitura e parcerias com entidades localizadas nas comunidades.

Já o serviço ofertado para a pessoa idosa, atendeu 138 idosos e foram realizados um total de 2.372 atendimentos, distribuídos entre atendimentos grupais, individuais, familiares, demanda espontânea e visitas domiciliares.

O serviço é ofertado no nível da Proteção Social Básica do SUAS para a população que está em situação de vulnerabilidade social. As atividades estão vinculadas ao Cras e têm caráter protetivo e proativo, somando às ações do PAIF. Os atendimentos buscam dar oportunidades de nova perspectiva acerca da realidade social, contribuindo para a construção de novos projetos de vida e fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários.

Endereços das unidades do Cras de São José:

Cras Forquilhinha – abrange as regiões do Bosque das Mansões, Campinas, Centro, Distrito Industrial, Fazenda Santo Antônio, Flor de Nápolis, Forquilhas, Forquilhinha, Kobrasol, Picadas do Sul, Ponta de Baixo, Praia Comprida, São Luís e Roçado. Está localizado na Rua Princesa Isabel, nº 413.

Cras Areias – Areias, Barreiros, Bela Vista, Jardim Cidade Florianópolis, Jardim Solemar, Nossa Senhora do Rosário, Procasa, Real Parque, Potecas e Jardim Santiago. Está localizado na Avenida das Torres, s/n, próximo ao supermercado Komprão.

Cras Colônia Santana – Atende as regiões da Colônia Santana e Sertão do Maruim. O CRAS está localizado na Avenida Engelberto Koerich, s/n. Ao lado da Escola Profissional.

Cras Zanelatto – Atende o bairro Serraria e os loteamentos Araucária, Boa Vista, Dona Adélia, Dona Wanda, José Nitro, Morar Bem e Zanelatto. Está localizado na Rua Gaivotas, nº 265.

Cras Ipiranga – Ipiranga, Pedregal e Vila Boa Esperança. Localizado na Rua Eduardo Mikulski, nº 124.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa