Marquinhos punido com uma advertência pública
A Câmara de Vereadores de Florianópolis votou nesta segunda-feira (14), o parecer da relatora vereadora Maryanne Mattos, relacionado a denúncia Nº 00013/2022, ocorrida na sessão de 7 de dezembro de 2022.
A denúncia apura a representação contra o vereador Marquinhos da Silva (PSC) por suposta falta de decoro parlamentar e cometimento de infração ética-disciplinar, fundamentada na Lei Complementar Municipal nº 722, de 2022.
O caso em tela remete a uma denúncia de assédio contra o vereador Marquinhos, feito pela vereadora Carla Ayres (PT), que alegou que ele tentou agarrá-la a força e beijar durante a sessão da Câmara no final do ano passado.
Em seu parecer, a vereadora Maryanne Mattos (PL) apresentou proposta de medida disciplinar ao denunciado, pela aplicação de uma advertência pública e escrita, aprovada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP) na última terça-feira (8).
A proposta da relatora foi aprovada em plenário nesta segunda-feira (14), quase por unanimidade, com 18 votos favoráveis e abstenção do vereador Maycon Costa (PL), lembrando que tanto Carla quanto Marquinhos não votaram.
Assim, do caso em questão o vereador foi punido com uma advertência pública. Ele admitiu que cometeu um erro e se excedeu, mas que não é motivo para taxá-lo como assediador sexual, como se buscava. “Na época tentei me desculpar pessoalmente com a vereadora, até emiti uma nota pública, a verdade é que eu errei”, disse.
Temer
O ex-presidente Michel Temer (MDB) será reverenciado, dia 17 de agosto (quinta-feira), às 14h30, com o título de Cidadão Catarinense. A iniciativa partiu da bancada do MDB, por proposição do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB) e contou com o apoio de deputados de outros partidos.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), reconhece a trajetória de Temer e a sua importância para a política nacional. Advogado, professor, escritor e político, Michel Temer foi deputado federal por seis mandatos e presidente da Câmara dos Deputados em três oportunidades. Foi vice-presidente da República e assumiu a presidência do Brasil em maio de 2016, ficando no cargo até janeiro de 2019.
Palestra
Antes da Homenagem na Alesc, o ex-presidente Michel Temer participa do Almoço de Ideias ADVB/SC que reunirá líderes e empreendedores em um evento com disseminação de conhecimento e networking no Lira Tênis Clube, em Florianópolis. O ex-presidente vai proferir uma palestra com o tema “O Brasil na próxima década: perspectivas políticas e econômicas”.
Como parte central do evento, Michel Temer, ex-presidente da República, trará sua visão abrangente sobre o futuro do Brasil, analisando aspectos políticos e econômicos essenciais para a transformação do país. Sua experiência e conhecimento são essenciais para compreendermos as perspectivas futuras e as medidas necessárias para impulsionar o Brasil rumo ao desenvolvimento.
Teatro da Ubro
O antigo Teatro da Ubro passará por uma revitalização. A decisão foi tomada recentemente pelo prefeito Topázio Neto (PSD), especialmente diante da função histórica que tem a estrutura, localizada no centro da Capital, próximo da sede da Câmara de Vereadores. A vereadora Carla Ayres (PT), parabenizou a decisão do prefeito, por investir na cultura da Capital.
E o mergulho?
O vereador Maycon Costa (PL) tentou aprovar um requerimento na Câmara da Capital convocando o ex-prefeito Gean Loureiro (UB) e o ex-secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, para que prestem explicação na Câmara sobre os andamentos do processo de balneabilidade da baia da Avenida Beira-mar Norte. Lembrando que na gestão de Loureiro, em parceria com a Casan – quando na época Gallina era o presidente – foi feito um investimento milionário na implantação de uma Unidade de Recuperação Ambiental (URA). A qualidade da água até melhorou, mas não ao ponto de tornar a área balneável. “Cadê o mergulho que eles prometeram dar. Se não quiserem vir, ao menos mandem um representante”, disse o vereador. Mas, não teremos o banho, nem o esclarecimento pois o seu requerimento foi rejeitado em Plenário por ampla maioria.
Monitoramento
Apesar de o requerimento do vereador Maycon Costa, convocando o ex-prefeito Gean Loureiro para explicar sobre a balneabilidade da Beira-mar Norte ter sido rejeitado, encontrou ecos na Casa. A vereadora Manu Vieira (Novo) concorda que a qualidade da água naquela região precisa ser monitorada e sempre debatida, bem como a implantação do Parque Urbano e Marina.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
Mirantes
A prefeitura de Florianópolis vai investir para revitalizar e, especialmente, dar mais estrutura para mirantes como o do Morro da Cruz e o da Lagoa da Conceição, no Morro da Lagoa. A informação é do secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Ed Pereira. “Temos que revitalizar como também dar vida aos locais. Lá tem que ter uma estrutura para que o visitante possa ter opções”, disse.
Mirantes (II)
Ed explica que um estudo está bem adiantado especialmente para revitalizar o mirante do Morro da Cruz. Ele fala que atualmente está sendo confeccionado o edital de chamamento público, para escolha de empresas que topem investir e depois poder explorar comercialmente os espaços. No início de setembro o edital deve ser lançado. Uma das ideias, por exemplo, para o Mirante do Morro da Lagoa, seria a possibilidade de implantação de uma roda gigante, à exemplo do que ocorre em Balneário Camboriú. A vista para a Lagoa seria um atrativo em tanto.
Restaurante Popular
A região Continental de Florianópolis deverá contar também com um Restaurante Popular, à exemplo do que ocorre no centro, em funcionamento há pouco mais de um ano, na avenida Mauro Ramos. A informação é do vereador Marquinhos da Silva (PSC) que confirmou que a ideia já tem a aprovação do prefeito Topázio. Aliás, o vereador, que tem base no bairro Coqueiros, mais que aprovou a decisão do prefeito de ficar por um mês no Continente acompanhando as ações de perto e resolvendo problemas que estavam pendentes.
Estado laico
Vereadores de Florianópolis ensaiam a discussão sobre o estado laico. O debate envolve, por exemplo, a exposição do grande crucifixo colocado na parede ao fundo da Mesa Diretora. Com as várias tendências religiosas desse plenário atual da Capital, a discussão deve ser ampla. Há que entenda que, sendo o Estado Laico, há que se remover o crucifixo e até mudar a fala do presidente que ao iniciar a sessão, protocolarmente sempre menciona “invocando a proteção de Deus”. Já outros vereadores entendem que não têm problema de o crucifixo ficar na parede da Casa, desde que seja aberto o mesmo espaço para outros símbolos de outras religiões. O debate só começou!
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
União Brasil proíbe apoio a quem deixar a sigla
O presidente licenciado do União Brasil, Gean Loureiro, informou a este colunista que a Executiva Estadual aprovou, segunda-feira (31/07), uma resolução estabelecendo que o filiado que sair do União Brasil a partir de janeiro de 2023 não poderá ser apoiado pelo UB na eleição municipal vindoura. A decisão foi quase unanime. “Aprovamos com quase todos os votos favoráveis (15 membros presentes) e só um contrário, do deputado Sérgio Guimarães”, disse Gean.
Adeliana assina no PL
O governador Jorginho Melo (PL) conseguiu seduzir a ex-prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, que assinou na noite desta segunda-feira (15) a ficha de filiação no Partido Liberal. A tendência é que ela dispute a prefeitura no ano que vem. Internamente o partido, principalmente a ala mais bolsonarista, estava trabalhando o nome do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, que acabou preso, na semana passada, em investigação conduzida pela Polícia Federal e autorizada pelo STF. Com a incredulidade em torno de um futuro político viável de Vasques, o governador resolveu acelerar o convite para garantir Adeliana como a candidata do partido.
Eleição disputada
Caso confirme a candidatura realmente no ano que vem, a ex-prefeita Adeliana vai enfrentar o seu antigo aliado, prefeito Orvino Coelho de Ávila e o seu PSD, de onde saiu por desavenças e falta de espaço. Será uma eleição duríssima por essa proximidade entre os dois concorrentes. Orvino tem o apoio além do PSD, também do MDB e do União Brasil e já se reforça ainda mais. Recentemente atraiu o Republicanos. Em política não tem eleição ganha. Muitos fatores podem dar a vitória para um ou para outro e numa corrida disputada voto a voto, qualquer detalhe pode fazer a diferença. Com a definição de Adeliana, os jogos de fato começaram em São José.
Inauguração
O governador Jorginho Mello (PL) e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto estão convidando para a solenidade de inauguração da Ala de Psiquiatria do Hospital Infantil Joana de Gusmão, que ocorre às 10h30min desta quinta-feira (17), no Hospital Infantil, localizado na Rua Rui Barbosa, bairro Agronômica em Florianópolis.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9