Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALPrefeitura de Palhoça e Instituto Proa abrem vagas para nova capacitação

Prefeitura de Palhoça e Instituto Proa abrem vagas para nova capacitação

Voltado para jovens, é a oportunidade do primeiro emprego ou da recolocação no mercado de trabalho

Estão abertas as inscrições para as mil vagas ofertadas na quarta edição do curso de capacitação do Instituto Proa em Santa Catarina. Em Palhoça, o curso é oferecido em uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O período de inscrições encerra no dia 8 de maio; as aulas começam no dia 15 de maio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da ONG: proa.org.br/plataforma-proa.

Realizado de forma online e totalmente gratuito, o curso, que acontecerá na Plataforma Proa, é destinado a pessoas de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º Ano do Ensino Médio em escola pública, residentes em Palhoça ou em qualquer outra cidade do estado.

Caso o jovem já tenha assinado a carteira de trabalho e esteja em busca de recolocação profissional, também poderá participar do processo seletivo. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a disputar vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego em empresas parceiras do Proa.

“Propiciamos ao jovem a possibilidade de se tornar protagonista de sua vida. Por isso, para incrementar da melhor forma esta formação, realizamos uma extensa pesquisa com empresas de Santa Catarina e identificamos as competências esperadas por empregadores. Assim, nossos alunos estarão mais preparados para o mercado”, diz Alini Dal’Magro, CEO do Instituto Proa.

“É mais uma parceria que nós estabelecemos dentro da nossa missão de buscar alternativas para o crescimento profissional dos nossos jovens, e tivemos um feedback extremamente positivo de quem participou das primeiras edições, inclusive com jovens que conseguiram emprego após a capacitação”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Anna Paula Heiderscheidt.

Plataforma Proa

A capacitação tem duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30 por dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário em que o aluno achar mais conveniente; além de um encontro semanal ao vivo com tutores em horários específicos, às quartas-feiras.

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.

Após concluírem a formação essencial do curso, os jovens podem optar por cursar as trilhas técnicas disponíveis e potencializar ainda mais seu currículo profissional. São sete carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via – Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg e Dahlia Capital).

“O Proa abriu portas na minha vida, foi o primeiro curso em que me formei e me orgulho muito disso. Graças ao Instituto, meu currículo tem um brilho novo. Não demorou muito para que eu fosse contratada como jovem aprendiz na área que mais tenho afinidade. Há muitos conteúdos que ensinam sobre nós mesmos, inclusive, relacionamento interpessoal”, conta Julia Morsch, que atualmente trabalha na Portobello.

“Consegui meu primeiro emprego ao concluir o curso de capacitação do Instituto Proa. Estou muito animado para conseguir minha independência financeira e começar a construir uma carreira profissional de sucesso”, comemora Kauan Cunha, também integrante do quadro de colaboradores da Portobello.

“O curso do Proa foi essencial para o esclarecimento sobre o mercado de trabalho. Eu já o indiquei a muitos amigos para que eles também tenham a oportunidade de conquistar uma vaga de emprego”, afirma mais uma ex-aluna, Jenifer Sodré do Nascimento Prado, jovem aprendiz na Studio Z Calçados.

O processo de seleção para iniciar o curso inclui três momentos: primeiro, o jovem faz o cadastro; depois, responde a um teste básico de Língua Portuguesa, Matemática e Análise de Perfil; se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais a fim de realizar a matrícula do curso.

Instituto Proa

Fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a um futuro melhor, o Proa já impactou mais de 36 mil jovens e atua nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

Desde que passou a atuar em SC, em dezembro de 2021, a ONG tem se dedicado a estreitar laços com cidades catarinenses para que mais jovens sejam beneficiados com o projeto que promove um desenvolvimento social mais sustentável e solidário.

Além de Palhoça, o instituto já firmou parceria com representantes das prefeituras de Florianópolis, São José, Blumenau, Joinville, Itajaí, Gaspar e Lages. Dessa forma, o poder público também está envolvido na promoção de iniciativas do Instituto Proa.

Entre os parceiros da iniciativa privada, estão a catarinense BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e mais de 40 empresas nacionais e internacionais.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa