Hoje é terça-feira, 25 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALEscola na Guarda do Embaú ganha nova quadra coberta

Escola na Guarda do Embaú ganha nova quadra coberta

A Prefeitura de Palhoça concluiu a reforma nas instalações e na quadra de esportes da Escola Reunida Professora Olga Cerino, na Guarda do Embaú. Uma pequena solenidade foi organizada na manhã de segunda-feira (6), com a presença do prefeito Eduardo Freccia e do secretário de Educação, Gean Karlo Medeiros, para marcar a inauguração da obra.

O grande destaque da reforma está na quadra esportiva, que ganhou pintura, novas traves de futsal e tabelas de basquete, além de iluminação e cobertura. Uma aquisição importante para a escola, afinal, “praticar esportes também é exercitar a cidadania”, como está expresso na imagem que ilustra a estrutura da nova cobertura. “As crianças estão encantadas com a reforma da quadra. Foi um sonho que se sonhou durante anos. Em 2013, quando o promotor esteve aqui, ele perguntou o que a gente almejava para a escola, e eu falei que era uma cobertura para a quadra, como se fosse uma casa própria, porque ela vai beneficiar não só a comunidade escolar, mas toda a nossa comunidade local, porque não temos outro lugar para eventos ou para uma reunião, então vai nos favorecer muito”, destacou Elizabete Marques Correia, diretora da escola, que tem capacidade para atender 150 crianças e atualmente tem 119 alunos matriculados, na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Antes das palavras de agradecimento da diretora, as crianças cantaram os hinos de Palhoça (com calorosa ênfase ao refrão, “Minha Palhoça, Terra Querida, és o encanto da minha vida”) e da escola (que traz uma linda mensagem de preservação ao meio ambiente).

Por falar em meio ambiente, a professora Hélia Alice dos Anjos, idealizadora do projeto Pró-Crep (Criar, Reciclar, Educar e Preservar), cuja semente foi plantada justamente na escola Olga Cerino, participou da cerimônia e ajudou a cantar o hino da escola junto com a criançada. “Este terreno foi comprado com a venda de material reciclável”, relembrou a professora, que chegou para trabalhar na escola no início dos anos 1990.

Também estavam presentes na inauguração a diretora do Sul, Soraya Limaco; o diretor de Limpeza Urbana, Evandro de Castro; e o secretário de Saúde, Rosiney Horácio, que é vereador eleito e no ato representou a Câmara de Vereadores. “Ninguém mais liga para a gente pedindo vaga em creche ou em escola. Isso porque tu, prefeito Eduardo, como educador, sabes que investir na educação é o que tem de melhor no município. Parabéns por elevar a nossa educação ao nível a que chegou”, elogiou Rosiney.

“O prefeito Eduardo tem feito um investimento muito forte na educação. Estamos com mais uma obra entregue. Era um sonho da comunidade. É de vocês, alunos, então cuidem bastante, usem muito bem a quadra e a escola”, declarou o secretário de Educação, Gean Karlo Medeiros, antes de fazer mais um comunicado que empolgou a criançada.

Gean lembrou que a sala de Informática foi desativada e deu lugar a mais uma turminha, mas as crianças não ficarão sem aprender os caminhos da tecnologia: na sexta-feira (3), chegaram os 20 notebooks que serão utilizados para as aulas de Informática, de forma itinerante, dentro de cada sala de aula. “Vocês vão ter a aula na sala de vocês, cada um com um notebook para as aulas de Informática. Cuidem também. É um aparelho que vai ser muito útil”, revelou o secretário, para o delírio da criançada, que aplaudiu a novidade efusivamente.

Foi um dos momentos mais animados da solenidade. Só não foi tão animado quanto o momento em que a paixão nacional entrou em campo e o prefeito Eduardo deu o pontapé inicial nas atividades esportivas da quadra, cobrando um pênalti defendido por um aluno, para alegria dos colegas, que logo fizeram fila para disparar os primeiros chutes na nova quadra.

“É um esforço conjunto de muitas pessoas trabalhando para chegarmos a este ponto, de podermos entregar mais uma escola reformada e com uma quadra coberta. É fruto de um trabalho e de muito investimento em educação. Assumimos um compromisso no ano passado, com o Palhoça + Educação, um programa com mais de R$ 30 milhões em investimentos na construção e ampliação de escolas, na construção de quadras cobertas, em uma série de ações para criar novas vagas e elevar ainda mais o nível da nossa educação”, comemorou o prefeito Eduardo.

Palhoça + Educação

O programa Palhoça + Educação foi lançado em abril do ano passado, durante a programação do aniversário de 128 anos de emancipação política do município.

O objetivo é proporcionar a criação de milhares de vagas para o ingresso de novos alunos, com a construção e reforma de escolas; e fortalecer a qualidade de ensino da rede municipal por meio da realização de obras e investimentos em equipamentos, como datashows, equipamentos de informática itinerantes, ferramentas para aulas em 3D e tablets.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa