Hoje é quarta-feira, 19 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura de São José estuda implantação de sinalizações para auxiliar pessoas autistas...

Prefeitura de São José estuda implantação de sinalizações para auxiliar pessoas autistas no trânsito

Solicitação quer viabilizar pictografias em faixas de travessia de pedestres

Facilitar a vida da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA), no trânsito, e proporcionar mais segurança, é o objetivo da Prefeitura de São José por meio de uma solicitação encaminhada pela Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito à Câmara Temática de Esforço Legal. O projeto é que a partir de estudos técnicos seja possível viabilizar a implantação de pictogramas, nas faixas de travessia de pedestres, no município.

Já utilizadas em Valência, na Espanha, essas sinalizações horizontais têm a finalidade de fornecer informações que orientem autistas, para adotarem comportamentos que aumentem a segurança. Algumas pessoas autistas ficam agitadas por quererem atravessar com o sinal vermelho e a medida auxilia nessas situações. Os pictogramas são feitos na cor azul, que representa o autismo, e indicam os movimentos: “Pare, olhe, semáforo, atravesse”.

Caso seja aprovado, o projeto será encaminhado ao Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, para regulamentação. Segundo a ONU, estima-se em mais de 70 milhões de pessoas autistas no mundo. Somente no Brasil este número alcança dois milhões de pessoas.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa