Hoje é quinta-feira, 18 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura finaliza obra na ponte na divisa com Santo Amaro

Prefeitura finaliza obra na ponte na divisa com Santo Amaro

Após mutirão, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, trabalho foi concluído e tráfego foi restabelecido nesta sexta-feira (24).

A Prefeitura de Palhoça concluiu o trabalho de instalação da nova ponte de concreto sobre o riacho localizado na divisa com o município de Santo Amaro da Imperatriz, na Guarda do Cubatão.

“Nossas equipes fizeram um mutirão, junto com a empresa contratada para executar a obra, nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), para oferecer uma solução definitiva para a movimentação das pessoas que precisam se deslocar entre as comunidades locais”, explica o secretário de Serviços Públicos, Edson Ghizoni.

Como a chuva forte que caiu no município na madrugada de quinta-feira (23) destruiu o desvio provisório promovido pela Prefeitura de Santo Amaro e a comunidade não estava conseguindo passar de um lado ao outro do riacho, a Prefeitura imediatamente deslocou uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) para o local, iniciando a força-tarefa
que foi concluída na tarde desta sexta-feira (24), com o restabelecimento do tráfego de veículos.

As equipes da Sesp desmancharam o desvio provisório, promoveram a recomposição do leito natural do rio, retirando as pedras que foram usadas para o desvio, e recuperaram as margens, promovendo o enrocamento (utilização de pedras como base de sustentação) das laterais do rio, para proteger as margens das forças das águas.

Entenda o caso

Parte da cabeceira da antiga ponte (que permitia a travessia sobre o riacho localizado nas proximidades da Cachoeira do Retiro e que vai desaguar no rio Vargem do Braço) ruiu, no lado palhocense, durante um período de chuva intensa registrado na região em janeiro de 2021.

Na época, a Coordenadoria da Defesa Civil de Palhoça conseguiu, junto à Defesa Civil de Santa Catarina, a doação de um kit de transposição, para a construção de uma nova ponte no local.

Em reunião, as prefeituras de Palhoça e Santo Amaro definiram que Palhoça ficaria responsável pela construção das cabeceiras, tanto no lado palhocense quando no lado do município vizinho, que ficou com a missão de construir um desvio, enquanto a obra não fosse concluída.

A Prefeitura de Palhoça, então, realizou a licitação para a obra das duas cabeceiras, cumprindo sua parte no acordo. A conclusão da obra dependia da colocação do kit de transposição, e como expirou a licitação que a Defesa Civil estadual mantinha vigente na época para aquisição dos kits, foi necessário aguardar uma nova licitação.

Definida a nova licitação e com o auxílio do deputado estadual Camilo Martins (Podemos), o kit de transposição foi liberado e instalado no dia 6 de março. Depois disso, a empresa contratada pela Prefeitura de Palhoça deu continuidade aos trabalhos, com a realização dos
serviços complementares, como o prolongamento das alas e a adequação da pista.

Agora, com a finalização da instalação da ponte, o trabalho foi concluído e o tráfego está restabelecido. “A ponte é um importante acesso na divisa de Palhoça com Santo Amaro, muito utilizado pela comunidade local para deslocamentos cotidianos. Graças à união dos
dois municípios e ao apoio do deputado estadual Camilo Martins, conseguimos concluir a obra”, define o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa