Hoje é terça-feira, 16 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioECONOMIAReitor apresenta Udesc a autoridades e empresários estrangeiros em encontro

Reitor apresenta Udesc a autoridades e empresários estrangeiros em encontro

O encontro ocorreu no Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Udesc, no Centro Histórico da Capital

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou um evento de recepção nesta segunda-feira, 27, para participantes da Feira Internacional de Negócios (FIN Brasil 2023), que será realizada nesta semana em Florianópolis.

O encontro ocorreu no Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Udesc, no Centro Histórico da Capital, e foi feito em parceria com a Câmara Brasil-Portugal de Comércio, Indústria e Turismo de Santa Catarina e a Câmara do Comércio da Região das Beiras (CCRB), que são as principais  entidades realizadoras da FIN 2023.

Dentre as autoridades presentes, o encontro contou com as presenças do reitor da Udesc, Dilmar Baretta, do presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal – Santa Catarina, Jatyr Ranzolin Júnior, e do secretário estadual de Articulação Internacional, Juliano Froehner. O embaixador do Nepal, Nirmal Raj Kafle, também prestigiou o evento.

“Um evento desse porte é muito importante para ampliar o nome da Udesc no mundo. Com a internacionalização crescente da universidade, teremos condições de obter mais formas, conhecimentos e recursos de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão da Udesc”, destacou Baretta.

Papel estratégico

O reitor fez uma apresentação sobre a Udesc, destacando o papel da universidade no desenvolvimento do Estado, especialmente com a interiorização do ensino superior e da pós-graduação e o crescimento da instituição.

Ele ressaltou a qualidade da pesquisa feita na universidade, com impacto em questões estratégicas para Santa Catarina, como a defesa sanitária, e sua internacionalização, reforçando a disposição da Udesc para formação de parcerias com universidades, organizações e empresas.

O evento também teve apresentações sobre a iniciativa Prototipando a Quebrada (PAQ), com seu idealizador, Jeferson Lima; o empreendimento TXM Methods, com Luiz Salomão Ribas Gomes; e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC), com o gerente de Inovação e Startups, Marcus Rocha. Todos eles são egressos da graduação ou da pós-graduação da Udesc.

Feira internacional

A FIN Brasil 2023 ocorrerá nesta terça, 28, e quarta-feira, 29, no CentroSul. O evento visa estabelecer uma rede de cooperação entre empresas de quatro continentes – Europa, Ásia, América e África – estimulando parcerias e crescimento econômico, além de atuar na promoção comercial com países de língua portuguesa e com todas as câmaras de comércio de Portugal no mundo.

O encontro terá participação de missões empresariais de países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique, além de missões de Hong Kong, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, China e diversos países latino-americanos. Também estão confirmadas as presenças de 19 câmaras portuguesas do Brasil e mais de três dezenas de entidades governamentais e civis de Portugal e de África.

Com uma ampla programação, voltada a setores como saúde, tecnologia, agronegócio, infraestrutura e energia, o evento terá cerca de 400 estandes, dentre eles um da Udesc.

Em novembro do ano passado, o reitor Baretta participou de uma missão internacional em Portugal que teve, entre outros objetivos, articular parcerias para a FIN.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa