O prefeito Orvino Coelho de Ávila participou, na manhã desta quarta-feira (29), de um café de confraternização no Educandário Santa Catarina, instituição filantrópica prestes a completar 89 anos de atuação em São José. Também estiveram presentes a secretária de Governo, Méri Terezinha de Melo Hang; a secretária de Assistência Social, Rita de Cassia Faversani; e o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rubens Pereira Júnior.
A instituição mantém convênios anuais com a Prefeitura de São José para o atendimento de aproximadamente 400 crianças na Educação Infantil e 120 estudantes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Ao todo, o Educandário atende 540 crianças e adolescentes, de 12 meses a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social.
As crianças permanecem na instituição de 7h30 às 17h30, onde recebem quatro refeições diárias, acompanhamento pedagógico, social e de saúde, além de atividades culturais e artísticas. O trabalho é desenvolvido por uma equipe de 85 colaboradores, sob gestão de uma diretoria voluntária. A atual presidente é Marly Ziliotto Gomes, tendo João Moacir Will como vice-presidente.
Para o prefeito Orvino, o Educandário é um exemplo de dedicação à comunidade josefense. “Trata-se de uma instituição que faz história e transforma vidas. A Prefeitura é parceira porque reconhece a importância deste trabalho que acolhe, educa e cria oportunidades para nossas crianças e suas famílias. São José valoriza e fortalece quem cuida de gente”.
A secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Faversani, também ressaltou a relevância da atuação contínua da entidade. “O Educandário é uma referência quando falamos de proteção social. Aqui, o cuidado ultrapassa a sala de aula e alcança a vida familiar, contribuindo para o desenvolvimento humano e comunitário”, afirmou.
Ao final, a direção agradeceu a presença das autoridades e reforçou o compromisso da instituição com a defesa dos direitos sociais e a transformação da realidade das famílias atendidas.









