Hoje é terça-feira, 23 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrograma Trato pelo Araújo é renovado por mais 12 meses em São...

Programa Trato pelo Araújo é renovado por mais 12 meses em São José

O Trato pelo Araújo - programa ambiental da CASAN que realiza vistorias na rede de esgoto da bacia hidrográfica do Rio Araújo, em São José - foi renovado por 12 meses.

A continuidade leva em conta os resultados positivos para a cidade: mais de 20 milhões de litros de esgoto deixaram de ser destinados incorretamente na primeira etapa dos trabalhos de fiscalização, orientação técnica e diálogo com a população.

O volume representa cerca de oito piscinas olímpicas a menos de poluição para a cidade a cada 30 dias. O cálculo é feito com base em estimativas de volume de efluentes domésticos definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, e leva em conta o período de 18 de março de 2022, quando o Trato pelo Araújo foi oficialmente lançado, até 7 de fevereiro de 2023, fim do primeiro contrato

O chefe da agência da CASAN em São José, Vinícius Ferreira, avalia que o prosseguimento vai colaborar para que São José continue crescendo de forma sustentável. “Como uma das cinco cidades mais populosas do estado de Santa Catarina, precisamos unir forças para que
o município possa oferecer  mais qualidade de vida para seus moradores, o que é um dos principais objetivos da CASAN”. Ferreira também destaca que além de trazer benefícios para saúde e qualidade de vida, o investimento em saneamento aumenta o potencial turístico de São José, incentivando a economia local.

Para o gestor responsável pelo contrato da empresa executora, a JPR Ambiental, Paulo Gabriel Caleffi, a meta de 2023 é otimizar os resultados obtidos no ano passado: “Com a experiência do primeiro ano podemos avaliar com mais precisão quais são os desafios e quais são os principais fatores que irão colaborar com nossa missão – mitigar a poluição do Rio Araújo – e melhorar a qualidade de vida na cidade”.

O trabalho das vistorias continua, sem pausa, nos bairros Campinas, Kobrasol, Bela Vista, Nossa Senhora do Rosário /  Floresta e Barreiros. São planejadas mais de 6.200 vistorias além das já realizadas.

SOBRE O TRATO PELO ARAÚJO

Lançado em março de 2022, o Trato pelo Araújo já vistoriou mais de 5.000 imóveis localizados na bacia hidrográfica de um dos maiores cursos d’água da região. A execução é da empresa JPR Ambiental, que venceu a licitação pública em 2022.

A missão é colaborar com a despoluição do Rio Araújo, de São José, orientando a população quanto à correta ligação na rede de esgoto e promovendo a utilização do sistema de tratamento individual nos imóveis desprovidos de rede coletora.

Os técnicos testam, por meio de corantes não poluentes, as instalações hidráulicas de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e pontos de lançamento da água da chuva, verificando se estão de acordo com as normas técnicas vigentes de saneamento básico.

Atualmente a CASAN desenvolve programas semelhantes em Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Laguna.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa