Hoje é sábado, 20 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALProjeto Desvendar Canoagem abre inscrições para 2º trimestre em Florianópolis

Projeto Desvendar Canoagem abre inscrições para 2º trimestre em Florianópolis

Instituto Incentivar prevê atender cerca de 180 jovens entre 10 e 18 anos da rede pública de ensino da cidade

Idealizado e produzido pelo Instituto Incentivar, o projeto Desvendar Canoagem, que visa promover o esporte e a sustentabilidade de maneira lúdica, inclusiva, leve e colaborativa, iniciou as inscrições para o segundo trimestre de 2024 em Florianópolis. A iniciativa, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte conta com o apoio da Prefeitura de Florianópolis e tem um núcleo com duração de nove meses, reunindo, em um primeiro momento, aproximadamente 180 alunos (60 por trimestre), com idades entre 10 e 18 anos, de escolas da rede pública (municipais e estaduais).

As inscrições são feitas diretamente nas escolas durantes as visitas de apresentação do projeto e também nos núcleos, com o coordenador Betão. As aulas são realizadas às terças e quintas, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No primeiro trimestre, o projeto atingiu todos os objetivos.

Dentre as inúmeras atividades, a principal é recolher materiais recicláveis, principalmente garrafas PET, aplicando os aprendizados das palestras de sustentabilidade e disciplina ambiental para que, no final, os alunos produzam o próprio caiaque, ou prancha, com o qual vão aprender as técnicas da canoagem. O grupo também recebe uniforme, remo e colete. O projeto será encerrado em agosto, com um festival na sede da canoagem. Todos os alunos participantes serão convidados e receberão uma medalha de sustentabilidade.

Outras cidades

O projeto Desvendar Canoagem tem mais três núcleos em outras duas cidades. Em Guaíba (RS), a iniciativa também está em sua segunda edição, atendendo 360 alunos, em dois núcleos, enquanto que em Pacajus (CE), existe um núcleo de 180 alunos. No total, somando com Florianópolis, serão 720 alunos atendidos nos quatro núcleos, em nove meses.

O Desvendar

A ideia surgiu da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A ideia, neste caso, é promover o esporte e a sustentabilidade de forma lúdica inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva.

Hans Mallmann, ex-atleta da seleção brasileira de Canoagem, gerente do Desvendar Canoagem, enfatiza a importância do esporte na vida das crianças e dos adolescentes. “Criança no esporte significa ganhar conhecimento, disciplina, conhecer novas pessoas e, principalmente, ganhar saúde. É de suma importância que a nova geração esteja atenta às mudanças no clima e como podemos ajudar contribuindo para que cada vez mais pessoas tenham esse olhar clínico para o meio ambiente”, afirma.

Já Paulo Pontes, presidente do Instituto Incentivar, salienta o poder transformador do esporte, meio mais eficaz de transmitir uma mensagem. “As crianças conseguem receber e absorver informações com muito mais facilidade se divertindo e realizando atividades esportivas. Dessa forma, é o canal perfeito para compartilharmos nossas ideias de sustentabilidade e da importância da reciclagem para bem-estar da natureza”.

Desvendar Canoagem

O Projeto Desvendar Canoagem 2 Florianópolis é realizado pelo Instituto Incentivar, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa