A genealogia estuda as famílias e faz parte do livro que a advogada catarinense Iriana Koch lança na próxima quinta-feira (16) em Florianópolis: “A Saga de Domenico e Lúcia de Mattarello”, que vieram da Itália no início do século 20 para refazer a vida no Brasil. O evento será na Livraria Catarinense, do Beiramar Shopping, a partir das 19h com entrada franca.
A obra conta toda a saga desde a viagem, de como era a vida na Itália, até de fato se estabelecerem no Brasil. Até para entender a própria história, Iriana fez buscas na região de Mattarello para registrar tudo com a maior precisão.
“Ter escrito o livro tem como motivação principal a possibilidade de ter o autoconhecimento e também deixar um registro para as futuras gerações. Com o tempo as informações vão se perdendo e por isso é importante deixar um elo para os futuros descendentes. A genealogia é um campo muito interessante”, relata.
Sobre o livro “A história de Domenico e Lúcia de Mattarello” se reflete em diversos casos de famílias italianas que se deslocaram e se estabeleceram no Brasil após a Lei Áurea, em Santa Catarina principalmente na região sul do Estado. Eles tinham origens humildes e viviam em uma Itália rural e a documentação dos passos da jornada até o Brasil, desde a decisão de atravessar o oceano, está registrada em uma narrativa emocionante.
O livro está à venda em sites e toda a renda do lançamento será destinada para a Amucc (Associação Brasileira de Combate ao Câncer). O livro foi lançado oficialmente na Bienal do Livro no Rio de Janeiro.