O Encontro de Grêmios Estudantis das escolas do Leste e Sul da rede municipal de ensino de Florianópolis aconteceu nesta sexta-feira, 6, na EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Campeche. Nove unidades educativas participaram do evento. As agremiações voltam a se fortalecer na rede pública de ensino fundamental da Prefeitura. No dia 3 de outubro foi a vez das unidades do Centro e Continente se reunirem.
“Esse espaço é onde os estudantes compreendem seu papel social e político, constitutivos dos princípios da inclusão e direito à diversidade”, disse a secretária de Educação da Capital. A cada encontro o objetivo é estimular e dar visibilidade à auto-organização e participação democrática de estudantes na escola, em sua função de contribuir para a formação de sujeitos críticos e autônomos.
Nas dependências da Escola Básica Municipal foram oferecidas oficinas que tratam de temas como saúde mental, educação das questões étnico-raciais, diálogo com a comunidade escolar, criação de identidade visual para encontros de grêmios estudantis , construção do movimento estudantil e análise de experiências históricas do movimento estudantil secundarista de Florianópolis.
“O grêmio é a voz dos estudantes, faz parte de uma gestão democrática. Tudo que eles precisam na escola, tanto na parte estrutural quanto pedagógica, no tempo e nos espaços da escola vem através deles’, disse Edinéia Peters, diretora da EBM Brigadeiro Eduardo Gomes.
“No espaço do grêmio, os estudantes participam ativamente das mais diversas atividades, de forma organizada e planejada, mas também constroem liberdade e autonomia”, frisou Nataliê Cardoso, da coordenação e articulação dos grêmios da rede municipal de ensino.
Nina Mareque, de 12 anos, é uma das representantes do grêmio estudantil da EBM João Gonçalves Pinheiro, do Rio Tavares, e comentou sobre o papel da entidade na escola. “É ajudar os alunos a se encaixarem na escola, a fazerem uma ligação com a diretoria, para eles saberem que não há uma barreira e terem confiança um no outro”.
Além da Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche), estiveram presentes as agremiações das escolas básicas municipais Acácio Garibaldi São Thiago (Barra da Lagoa), Batista Pereira (Ribeirão da Ilha), Dilma Lúcia dos Santos (Armação do Pântano do Sul), Henrique Veras (Lagoa da Conceição) , João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares) , José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras) e Maria Conceição Nunes (Rio Vermelho) , bem como da Escola do Futuro Tapera (Tapera) .
Na equipe de comunicação do evento, estiveram estudantes e professores dos projetos de rádio e TV da EBM Maria Tomázia Coelho (Santinho) e da EBM Professora Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses) , respectivamente.